13 de agosto de 2014

Flutuações quânticas e criando demônios de Maxwell em sistemas quânticos fora do equilíbrio

O Prof. Dr. Roberto Serra, da Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, foi quem ministrou a palestra da mais recente edição do programa Café com Física, que ocorreu no dia 13 de agosto, pelas 16h30, na Sala F-210, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

Em suaserra1-300 palestra, intitulada Observando flutuações quânticas e criando demônios de Maxwell em sistemas quânticos fora do equilíbrio, Roberto falou sobre a produção de entropia, um fato comum da natureza, que acontece invariavelmente em uma diversidade de circunstâncias, impondo limites para aplicações tecnológicas, processamento de informação, bem como processos biológicos.

Neste caso as observações de flutuações de energias são fundamentais para a descrição de quantidades termodinâmicas, tais como: trabalho, calor e entropia. Estas quantidades são governadas por relações de flutuação que recentemente foram experimentalmente verificadas em sistemas quânticos.

O desenvolvimento de técnicas de controle coerente associados à Ciência da Informação Quântica, nos permitiram acessar tais flutuações e testar suas consequências no laboratório.

Neste palestra, o docente discutiu os avanços em direção ao que tem recebido o nome de “Termodinâmica Quântica”. Em particular, ele apresentou uma plataforma experimental, empregando técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), onde as flutuações quânticas – em sistemas fora do equilíbrio – podem ser observadas e estudadas.

Roberto Serra tem bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2004, realizou estágio de pesquisa de Pós-Doutorado no Imperial College of Science, Technology and Medicine. Atualmente, o docente atua nas áreas de informação e computação quântica, sistemas quânticos abertos, óptica quântica e fundamentos da mecânica quântica.