3 de maio de 2013

O dia 03 de maio foi marcado no IFSC por mais uma sessão da iniciativa Colloquium diei, que decorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), pelas 10h30, tendo como palestrante o Prof. Antonio Figueiredo Neto, docente e pesquisador do Instituto de Física da USP, que abordou o tema “Fluidos complexos: cristais líquidos, ferrofluidos e fluidos de interesse biológico”.

Partindo de questões, como, por exemplo, o que são fluidos complexos e quais são suas características básicas e diferenças em relação aos chamados fluidos convencionais, o palestrante apresentou alguns desses exemplos, com particular destaque para as diferentes famílias de cristais líquidos, inclusive uma delas que é constituída por moléculas com a simetria denominada de “banana”.neto300

Conceitos como ordem posicional e ordem orientacional molecular estão na base da definição de alguns fluidos complexos: no caso dos coloides magnéticos (outro tipo de fluido complexo, também conhecido como ferrofluido), o palestrante apresentou os ferrofluidos iônicos e surfactados, com particular destaque para o fenômeno de termodifusão.

Nesse fenômeno, a existência de um gradiente de temperatura no coloide magnético impõe um gradiente de concentração de partículas magnéticas, e Antonio Neto mostrou que há ferrofluidos tanto termofóbicos, quanto termofílicos, onde as partículas magnéticas tendem a se afastar ou aproximar de regiões mais aquecidas das amostra, respectivamente.

O palestrante discutiu, ainda, algumas propriedades ópticas não-lineares de soluções de lipoproteínas (LDL) presentes no sangue, isso relativamente ao caso dos fluidos de interesse biológico.