16 de maio de 2014

Fiber-Optics Technologies at the University of Valencia: Sensor Applications

Ocorreu no dia 16 de maio, pelas 15h, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica do IFSC-USP, a palestra Fiber-Optics Technologies at the University of Valencia: Sensor Applications, apresentada pelo Prof. Miguel V. Andrés, do Departamento de Física Aplicada da Universitat de Valência, Espanha.

Em sua palestra, o docente fez um balanço geral sobre o Laboratório de Fibra Óptica (LFO) andrs300da Universitat de Valência, que centra as suas atividades de investigação na fabricação de fibras de cristal fotônico (PCFs) e componentes de fibra especial, com base na interação acústico-óptica, foto-inscrição de redes de difração e fibras afilamento.

Além disso, Andrés destacou os projetos de seu grupo de pesquisa, que envolvem a fabricação de componentes de fibra especial PCFs, bem como sua exploração em diferentes campos, como em novas fontes de luz de fibra óptica e lasers, sensores e fotônica de microondas. Para o pesquisador, estas tecnologias permitem a preparação de dispositivos de campo evanescente adequadas para o desenvolvimento dos sensores de fibra em linha.

Nascido em Valência, Espanha, Miguel Andrés é responsável pela gestão do Grupo de Fibra Óptica da Universidade de Valência. Desde 1983, é docente do Departamento de Física Aplicada da mesma universidade e atualmente suas pesquisas envolvem fibras de cristal fotônico, acústico-ópticos em fibra, lasers de fibra e nova fontes à base de fibras de luz, sensores, fotônica de microondas e teoria de guia de onda.

Universidade de Valência

Fundada em 1499 com a denominação Estudi General, a Universidade de Valência é uma instituição pública de Espanha que, além de ter sua sede em Valência, possui polos universitários em Burjassot e Onteniente. Considerada uma das mais importantes e antigas da Espanha, a Universidade atua em quase todas as áreas do conhecimento e integra a listra das quatro melhores universidades daquele país, estando colocada entre as cem melhores da Europa e as duzentas melhores do mundo.