15 de janeiro de 2012

Curso Licenciatura em Ciências Exatas

No âmbito da cerimônia da Formatura de 2011, realizada na manhã do dia 14 de janeiro, referente aos cursos de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, Física e Física Computacional, que damos destaque na noticia anterior, decorreu também a cerimônia de formatura do Curso Licenciatura em Ciências Exatas, com a mesa de honra composta pelo Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, Diretor do ICMC, Prof. José Carlos Maldonado, a Coordenadora do Curso Licenciatura em Ciências Exatas e representante do IQSC, Profa. Salete Linhares Queiroz, a Paraninfa da turma de formandos do Curso Licenciatura em Ciências Exatas, Profa. Esther Pacheco de Almeida Prado, e as personalidades homenageadas pelos formandos – Professores Hermano Souza Ribeiro e André Luiz Porto -, e a servidora do IFSC, Senhora Edvane Mariza Cavallaro.

No seu discurso, a Paraninfa, Profa. Esther Prado, salientou a importância do momento e endereçou aos recém-formados mensagens simples mas significativas:

IMG_4447

Nunca se conformem com o senso comum, apostem sempre na pesquisa e no desenvolvimento ao longo de suas vidas profissionais. Façam a diferença, pois vocês estão saindo da melhor universidade do país e da América do Sul. Ser professor é muito bom, salientou.

Dois dos momentos mais importantes desta cerimônia, foram: as recordações transmitidas pelos formandos, referentes aos seus melhores momentos vividos em grupo, a imagem que ficou de cada um de seus colegas, e a homenagem que todos eles fizeram a seus pais e familiares, presentes no auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, um período onde a emoção correu solta, como demonstram as fotos abaixo publicadas.

O encerramento da cerimônia esteve sob a responsabilidade do Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que em nome do ICMC e do IQSC parabenizou todos os recém-formados, tendo deixado algumas mensagens importantes:

Estou certo de que a partir deste ano podemos iniciar uma mudança forte na educação no Brasil, já que esta turma se junta a muitas outras formadas nesta casa, cuja luta é a mesma: uma educação de qualidade e para todos no Brasil. Sem educação forte não somos uma nação. Não existe uma ação concreta no nosso país, em termos de educação: o que vemos são apenas palavras e, por isso, temos cada vez mais a responsabilidade de apostar nos nossos jovens – nestes jovens aqui presentes, hoje -, para que eles possam ser os multiplicadores de uma educação de qualidade que desejamos para o Brasil: e eles vão, com certeza, cumprir essa missão.

IMG_4473

Estes jovens já produziram uma transformação profunda no seio de suas famílias e agora vão tentar transformar suas cidades, seus estados e seu país, através de inovação, educação de qualidade e de criatividade. Vocês, jovens formados, saem da USP – que é uma universidade de primeira linha nacional e internacional – carregando em suas malas tudo o que aqui aprenderam, mas, acima de tudo, estão levando algo adicional muito importante e que o país precisa com urgência – vocês estão levando a ética. A educação não é para uma elite: ela é para todos, a partir do ensino pré-escolar. A USP orgulha-se de formar líderes e vocês são isso mesmo – líderes. O que esperamos é que vocês se juntem a outros que já estão formados e que, todos juntos, possam transformar o país. Por último, gostaria de agradecer aos pais aqui presentes a confiança que depositaram na USP de São Carlos para a formação de seus filhos: sei que vocês estão extremamente orgulhosos deles, e nós também. Longa vida e muito sucesso para todos vocês, concluiu Hernandes.

Confira, abaixo, alguns dos momentos mais importantes desta cerimônia.

IMG_4371

IMG_4378