Notícias

24 de novembro de 2014

Fenômenos fotoinduzidos em vidros calcogenetos

No dia 24 de novembro, o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos recebeu a Profa. Dra. Silvia Helena Santagneli, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), que ministrou a palestra Fenômenos fotoinduzidos em vidros calcogenetos, que aconteceu na sala de seminários do Grupo.

Os vidros calcogenetos pertencem a um importante grupo de materiais inorgânicos que possuem um ou mais elementos calcogênios – S, Se ou Te – em sua composição, ligados covalentemente com formadores de rede tais como As, Ge, Sb, P. Em sua palestra, Silvia mostrou que esses materiais apresentam boa estabilidade térmica e química, alto índice de refração e transparência na região do infravermelho.

Silvia300Uma das propriedades bastante estudada nos vidros nesses materiais vítreos é a fotossensibilidade, que apresenta uma variedade de fenômenos fotoinduzidos como fotoexpansão, fotocristalização, fotodissolução, etc. Estes fenômenos têm sido estudados extensivamente, levando a inúmeras aplicações como, por exemplo, mídia para armazenamento de informações ópticas, grades holográficas eficientes, microlentes, células solares, entre outras. Neste sentido, Silvia abordou a fotossensiblilidade dos vidros calcogenetos, que ocorre devido à tendência de mudança nas ligações químicas, quando exposto à luz com comprimento de onda próximo a borda de absorção. O mecanismo envolve a criação de pares de elétrons-buraco, que mudam a valência dos átomos vizinhos e suas ligações químicas, criando defeitos. Segundo Silvia, estes estados induzidos pela luz são fisicamente próximos uns dos outros, possibilitando a quebra e restauração de ligações ou mesmo a formação de novas ligações químicas, resultando assim em uma mudança macroscópica nas propriedades físicas do material, proporcionando uma ampla variedade de fenômenos fotoinduzidos.

A Profa. Silvia Santagneli possui graduação em Licenciatura em Química e mestrado e doutorado em Química pela (UNESP). Atualmente ela é técnica de laboratório na citada Universidade, tendo experiências na área de Química, com ênfase em Química de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros calcogenetos e fosfatos, biomateriais e Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no estado sólido.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..