5 de agosto de 2014

Feira de Profissões da USP

A Feira de Profissões da USP será realizada entre os dias 7 e 9 de agosto no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), local ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O Parque, área tradicional da Universidade, localizado no bairro da Água Funda, na zona sul de São Paulo, oferece tranquilidade e segurança aos participantes, tanto expositores como visitantes. Os estandes já estão prontos à espera das exposições programadas pelas Unidades, Institutos, Museus e demais Órgãos da USP.

USP_e_as_profissoes-2014O evento recebeu, no ano passado, cerca de 58 mil visitantes e é uma oportunidade para estudantes de ensino médio e vestibulandos conversarem com professores e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, tanto na capital quanto no interior. Além disso, os jovens poderão obter informações sobre o vestibular, programas de apoio à permanência estudantil da Universidade (moradia, alimentação etc.) e mercado de trabalho.

Para os professores, haverá o “Espaço do Educador”, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores da educação básica, além de trazer informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP.

A programação inclui, ainda, dinâmicas de orientação vocacional oferecidas pelo Instituto de Psicologia da USP. Durante a feira, o Show da Física, o Show da Química e o Museu de Anatomia Veterinária da USP também farão apresentações e visitas monitoradas aos visitantes.

O objetivo dos organizadores é atrair um grande número de estudantes da rede pública de ensino para o evento. Para a campanha de divulgação deste ano, o “USP e as Profissões” conversou com ex-alunos de escolas públicas que foram aprovados no vestibular da Fuvest. Eles falaram sobre as dificuldades na hora do vestibular e suas dúvidas sobre a escolha do curso. Todo este material estará disponível no site do programa e apresentado durante a feira.

A iniciativa faz parte do programa “USP e as Profissões”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

O Parque CienTec está localizado à Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico).

Informações sobre acesso (de ônibus, a partir do Metrô ou de carro) estão disponíveis no site www.prceu.usp.br.

Com informações da assessoria de imprensa da USP