11 de fevereiro de 2014

Fapesp e Universidade de Michigan (USA)

A FAPESP, conjuntamente com Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, anunciaram recentemente nova chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores e de bolsistas de doutorado no âmbito do acordo de cooperação científica que existe entre ambas as instituições.

No Estado de São Paulo podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por projetos de auxílios à pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático, ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

Pela Universidade de Michigan, a chamada está aberta a professores assistentes, associados ou titulares, pesquisadores e cientistas ou membros do corpo clínico envolvidos em pesquisa.

As propostas devem incluir todos os nomes dos pesquisadores colaboradores no Estado de São Paulo e na Universidade de Michigan e definir claramente os benefícios mútuos da colaboração.

A chamada está é aberta a propostas de pesquisa nas seguintes áreas de conhecimento: Medicina, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Artes, Ciências Naturais, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Engenharia, Cinesiologia e Ciências da Informação.

FAPESP e Universidade de Michigan financiarão, cada uma, o equivalente a até US$ 10 mil por proposta selecionada por ano, pelo período de vigência estabelecido na concessão, para cobrir despesas de mobilidade. A FAPESP concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens, seguro-saúde e diárias para manutenção) de pesquisadores e bolsistas de Doutorado do Estado de São Paulo em missão científica na Universidade de Michigan.

A duração máxima de cada projeto é de 24 meses. As atividades de colaboração previstas no projeto devem ter início em 2014. A data-limite para submissão das propostas é 1º de abril de 2014.

Para mais informações clique AQUI