16 de janeiro de 2013

FAPESP e Peugeot lançam chamada

Com o objetivo de reduzir (ainda mais) a emissão de poluentes por seus veículos automotores, a empresa, Peugeot, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), lançou chamada para selecionar propostas para seu Centro de Pesquisa em Engenharia.

FAPeugeotDe acordo com o coordenador de produto da Peugeot Citroën do Brasil Automóveis (PCBA), Flávio Gomes Dias, “chegamos a um ponto, hoje, em que a introdução de novas tecnologias aumenta o custo dos motores, e o ganho na redução da emissão de gases CO2 é pequeno”.

Tendo, também, como base o modelo de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, o Centro de Pesquisas em Engenharia da Peugeot será sediado em uma ou mais instituições de pesquisa do estado de São Paulo e contará com o apoio da Peugeot e da FAPESP por mais de uma década para desenvolver motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis.

O auxílio financeiro previsto mínimo para o projeto é de R$1,6 milhão por ano, quantia que será dividida em partes iguais entre as duas instituições parceiras. E os interessados em participar do projeto têm até o dia 29 de março de 2013 para apresentar propostas, sendo que a divulgação das selecionadas será em 31 de julho de 2013.

Para mais detalhes sobre o acordo de cooperação e leitura da chamada de propostas na íntegra, clique aqui.

Com informações da assessoria de comunicação da FAPESP