26 de junho de 2013

Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior tem novas regras

O programa BEPE – Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior, uma iniciativa da FAPESP destinada a bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, que permite um estágio de pesquisa no exterior, teve suas regras revisadas, sendo que a partir de agora serão exigidos mais dois documentos obrigatórios para a submissão de propostas, além da apresentação de outros documentos em inglês.fapesp

Assim, a partir de ontem, dia 24 de junho, as propostas deverão apresentar os seguintes documentos em inglês:

– Projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o estágio no exterior;

– Resumo do projeto de pesquisa principal, referente à bolsa no país;

– Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto de pesquisa referente à bolsa no país, em decorrência do estágio de pesquisa no exterior;

– Justificativa para a escolha do centro para o estágio de pesquisa, destacando sua singularidade e especificidade;

– Curriculum Vitae do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior;

– Relatório Científico do estágio de pesquisa no exterior.

A FAPESP também passará a exigir a apresentação de um parecer do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior, nomeadamente sobre o mérito científico e exequibilidade do projeto de pesquisa proposto.

Outra alteração é referente à declaração do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior, manifestando aceite do candidato, sendo agora obrigatória a manifestação de concordância do pesquisador em emitir parecer circunstanciado sobre o Relatório Científico Final do projeto de pesquisa desenvolvido sob sua supervisão.

Implementado pela FAPESP em setembro de 2011, o programa concedeu 1.267 bolsas até maio de 2013, sendo 661 de Doutorado (e Doutorado Direto), 266 de Mestrado, 248 de Pós-Doutorado e 92 de Iniciação Científica.

Confira as regras deste programa, clicando AQUI

(In FAPESP 2013)