14 de setembro de 2017

Falecimento do Prêmio Nobel Prof. Nicolaas Bloembergen (1920-2017)

Faleceu no passado dia 05 de setembro, aos 97 anos de idade, o pesquisador Nicolaas Bloembergen, ganhador do Prêmio Nobel da Física em 1981 e pioneiro na área de RMN.

Bloembergen iniciou seus estudos em Física na Universidade de Utrecht (Holanda) em 1938.

Quando a II Guerra Mundial começou, isso mudou a vida estudantil por completo, já que seu professor foi removido da universidade e Bloembergen teve que se preparar para seus exames através do auto-estudo e seguindo as poucas palestras que ainda eram realizadas na universidade.

Não foi, portanto, surpreendente que, após a libertação dos Países Baixos, o jovem físico se mudasse para os Estados Unidos, tendo estudado em Harvard (EUA), e dali para Leiden – cidade universitária holandesa – onde escreveu sua dissertação sobre Relaxamento Magnético Nuclear, um trabalho padrão que seria reimpresso inúmeras vezes.

Os sistemas de RMN de Bloembergen, que eram revolucionários na época, ainda são muito usados hoje em medicina, onde são usados para examinar órgãos e tecidos internos.

Mais tarde na vida, ele retornou aos Estados Unidos onde realizou a pesquisa sobre Laser e Maser, para a qual recebeu o Prêmio Nobel, em 1981, junto com seus colegas Arthur Schwalow e Kai Siegbahn.

(Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)