27 de agosto de 2014

Extended DFT+U+V method with on-site and inter-site electronic interactions

No dia 27 de agosto, o Prof. Dr. Vivaldo L. Campo Jr., do Departamento de Física, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ministrou a palestra intitulada Extended DFT+U+V method with on-site and inter-site electronic interactions, uma apresentação que ocorreu pelas 10h45, na sala F210, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

Em sua palestra, Vivaldo2-300inserida no programa Journal Club, Vivaldo abordou a generalização do popular método DFT + U baseado no modelo estendido de Hubbard, que inclui interações eletrônicas locais e inter-locais. O docente dissertou, ainda, sobre a correção generalizada Hamiltoniana projetada para sistemas onde os elétrons não são completamente localizados em estados atômicos, e a hibridação entre orbitais de diferentes locais, que desempenham um papel bastante importante.

Vivaldo Campo possui graduação, mestrado e doutorado em Física pelo IFSC-USP e dois pós-doutorados realizados no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (Universidade de Brasília) e na University of Minnesota (USA). Posteriormente, o docente ingressou na UFSCar, onde atuou como professor adjunto em 2007, tendo experiência em transporte eletrônico através de nano-estruturas na presença de efeito Kondo, com o Grupo de Renormalização Numérica e problemas de impurezas magnéticas em metais.

Mais recentemente, tem trabalhado com Teoria do Funcional da Densidade, voltado ao desenvolvimento de funcionais da densidade para abordagem de modelos de sistemas fortemente correlacionados não homogêneos, com a dupla finalidade de, por um lado, compreender as dificuldades que uma abordagem via DFT apresenta, para tentar superá-las, e, por outro, aplicar tais funcionais ao estudo de sistemas de átomos fermiônicos ultra-frios em redes ópticas.