12 de março de 2014

Experimental investigation of quantum fluctuation relations

LUCAS_CLERINo âmbito do programa Café com Física, decorreu no dia 12 de março, pelas 16h, na Sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos, a palestra intitulada Experimental investigation of quantum fluctuation relations, apresentada pelo Prof. Lucas Chibebe Céleri, do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás – IF-UFG.

Em sua apresentação, o docente dissertou sobre o recente aumento da teoria da informação quântica, que trouxe novos avanços no que agora é chamado de termodinâmica quântica.

Um destes desenvolvimentos é a relação da flutuação quântica, cuja versão clássica foi testada experimentalmente em vários contextos. No entanto, sua validade para o mundo quântico ainda aguarda por uma verificação experimental.

Por fim, Lucas Céleri também apresentou tal relação em conjunto com um experimento projetado para testá-lo no regime quântico, utilizando fótons individuais.