6 de junho de 2014

Exercício, nutrição e sono no aprendizado escolar

Em mais uma edição do Colloquium diei, o Prof. Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrou a palestra Exercício, nutrição e sono no aprendizado escolar, evento que ocorreu no último dia 06 de junho, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), pelas 10h30.

Na sua apresentação, o pesquisador mencionou que na maioria dos países os estudantes vão às escolas experimentando os efeitos fisiológicos de dietas pobres, noites mal dormidas e carências nas oportunidades de exercícios e lazer. Isto significa que, independentemente dos métodos pedagógicos utilizados, os estudantes de baixo nível socioeconômico terão dificuldades de aprendizado, determinadas por fatores fisiológicos.

sidartar300Em sua palestra, o docente explicou que o cérebro é, de longe, o maior consumidor de glicose dentre todos os órgãos do corpo. Sem surpresas, a glicose administrada pouco antes do aprendizado fortalece a consolidação de memórias. Sidarta também contou que há evidências de que o exercício físico beneficia a cognição em sinergia com a estimulação sensorial nova, através de uma variedade de mecanismos que incluem a regulação positiva de fatores neurotróficos, bem como o aumento da neurogênese e do tamanho do hipocampo.

Durante sua apresentação, Ribeiro sublinhou que entre os requisitos fisiológicos para o aprendizado, o sono é um dos mais promissores para melhorar substancialmente a qualidade do aproveitamento escolar. Além disso, a sonolência em sala de aula é considerada inimiga dos professores, embora exista um grande acúmulo de evidências de que o sono favorece a consolidação e reestruturação de memórias.

Por fim, Sidarta Ribeiro afirmou que é preciso investigar sistematicamente a utilização da dieta, do sono e do exercício físico, para otimizar o aprendizado escolar, isto porque no contexto brasileiro de subdesenvolvimento educacional, o investimento na resolução de fatores fisiológicos limitantes para o aprendizado escolar pode permitir avanços substantivos, rápidos e em larga escala.

Além de ser professor de neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Prof. Sidarta Ribeiro é bacharel em ciências biológicas pela Universidade de Brasília, mestre em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller e pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Duke, EUA.

Ele também tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular, e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos e neuroeducação. Atualmente, Sidarta é coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences e membro do comitê científico do Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences.