Notícias

2 de abril de 2015

Ex-participantes ingressam na USP

Como já tivemos oportunidade de anunciar, o Instituto de Física de São Carlos realizará entre os dias 12 e 18 de julho deste ano, a Escola de Física Contemporânea – EFC 2015, um evento com periodicidade anual e cujo objetivo é apresentar o universo da Física a jovens alunos talentosos, oriundos de todos os estados do País, através do contato com grupos de pesquisa nacionais e da compreensão da importância da ciência e tecnologia na geração de conhecimento e riquezas para o Brasil. Para isso, o curso oferecerá uma programação com aulas expositivas e experimentais, palestras e visitas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisa do Instituto.

Ao longo de suas edições, a Escola tem cumprido sua principal meta: imergir os alunos selecionados, durante uma semana, no mundo da Física, contribuindo, assim, com a própria Universidade, indo ao encontro de uma realidade que começou a despertar recentemente, já que um número significativo de ex-participantes da EFC tem ingressado nos cursos da USP, principalmente no Campus USP de São Carlos e, particularmente, no Instituto de Física de São Carlos.

Yasmin Padilha, que participou da edição de 2013 da EFC e ingressou no IFSC/USP neste ano, salienta que sempre teve curiosidade em entender a natureza e como tudo funciona, daí que muitas dessas respostas estão na Física. Já o são-carlense Marcelo Duchêne, que também participou dessa mesma edição, descobriu a vontade pela Física durante as olimpíadas de ciências, das quais participou, sendo que, pelo seu desempenho e grau de conhecimento, foi convidado em 2012, pelo ex-Diretor do IFSC/USP (2010-2014) e atual Pró-Reitor de Graduação, Prof. Antonio Carlos Hernandes, para realizar atividades em nosso Instituto, fator que também contribuiu para que o jovem se matriculasse no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, em 2015.

Yasmin250Marcelo250

Guilherme de Sousa, que participou das edições de 2013 e 2014 da EFC, tendo ingressado este ano no curso de Física Computacional do IFSC/USP, soube do evento através de uma divulgação em sua escola, em São José dos Campos, São Paulo: Fiquei fascinado com a ideia de imergir durante uma semana em um curso de Física, conhecendo a disciplina e a Universidade, pontua o jovem. A caloura do IFSC, Raquel Gama, de 18 anos, que veio de Governador Valadares (MG) para participar da edição de 2014 da EFC, diz que ficou atraída pela última atividade da Escola, que consistiu na apresentação de um seminário, onde ela vivenciou a rotina de um estudante universitário, já que no dia anterior a apresentação teve que estudar ao máximo nos laboratórios e biblioteca da nossa Unidade. Foi um dia como estudante de graduação. Achei a experiência incrível e foi através da EFC que concluí que iria cursar Física, revela.

Guilherme250

Raquel250

 

 

 

 

 

 

 

Muitos veem – de forma errada – a Física como uma área puramente acadêmica, onde não se empreende e onde não existe possibilidade de atuar no setor industrial. Esse ainda é um dos maiores equívocos desse campo, que pode – e deve – ser superado, uma vez que diversos alunos egressos do IFSC/USP trabalham já em empresas spin-offs do próprio Instituto, ou em renomadas empresas nacionais e estrangeiras. Devido ao atual cenário, muitos pais se sentem inseguros, mesmo reticentes, quando os filhos optam por atuar na área da Física. Foi o caso de Yasmin, que conta que seus pais ficaram aborrecidos com sua escolha, mas aceitaram a opção da aluna: Eles acalmaram um pouco quando disse que queria trabalhar na academia.

Desde o início do ensino médio, Guilherme de Sousa já comentava com os pais sobre fazer Física, tendo sido incentivado a seguir esse caminho e, inclusive, a realizar mestrado e doutorado, formações que ele almeja concluir após finalizar a graduação no Instituto. Em 2014, participei pela segunda vez da Escola e, assim como na primeira, foi uma experiência fascinante. Decidi entrar no IFSC, principalmente pelo contato que tive com a Unidade durante a EFC.

Raquel Gama elogia as aulas que tem assistido no Instituto, bem como o corpo docente do IFSC/USP. Para ela, ter saído de Governador Valadares para cursar a graduação em São Carlos não foi um processo tão simples, principalmente devido à distância, mas teve todo o apoio da família, fator que ela uniu ao seu principal objetivo: lutar por aquilo que quer para o futuro. Já Beatriz Silveira de Arruda, outra ex-participante da EFC-2014, veio de Jundiaí (SP) para ingressar em nossa Unidade neste ano. A transição do ensino médio para o superior e o fato de morar longe dos pais, não foram obstáculos tão complicados para ela, uma vez que a jovem estudante já havia participado de outros cursos e olimpíadas de ciências, tendo passado algumas noites longe de casa. Claro que durante a EFC, por exemplo, tínhamos monitores, então tudo era mais fácil. Agora a responsabilidade de viver em outra cidade é bem maior, até porque você tem que se virar sozinho. Beatriz_350Para ela, a EFC desmistificou a ideia de que em nosso país não se faz pesquisa de alto nível: Fiquei muito impressionada e feliz ao ver as pesquisas incríveis que são realizadas no Brasil. Conversando com alguns monitores da Escola, percebi que, durante a EFC, temos a oportunidade de conhecer pessoas que exercem cargos que pretendemos alcançar no futuro, diz a jovem, que ressalta o fato de o Brasil ter grande potencial de pesquisa, mas necessitar de profissionais qualificados no campo da Física: Eu quero integrar a mão de obra que eleva o desenvolvimento do país.

Embora seja aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, o que mais chama a atenção de Marcelo, neste caso, no IFSC, onde passou algum tempo antes de seu ingresso no Campus USP de São Carlos, é a abrangência da Física em diversas áreas, particularmente nos estudos que resultam em produtos. O Prof. Vanderlei Bagnato, do Grupo de Óptica do IFSC, por exemplo, faz diversas pesquisas voltadas ao tratamento de câncer e outras doenças, trabalhando junto com empresas. O IFSC é um lugar que acolhe os alunos, tanto pela infraestrutura, como pelos diversos projetos que tem, diz o aluno, acrescentando que assim que finalizar a graduação deverá ingressar no mercado de trabalho, já que objetiva montar sua própria empresa voltada ao desenvolvimento de tecnologia de computadores.

Estudar e fazer pesquisa no exterior também é um assunto que agrada aos estudantes, como são os casos de Marcelo e Beatriz. O aluno, inclusive, já enviou carta de admissão para seis universidades norte-americanas. Por seu turno, Beatriz Silveira acredita que a experiência internacional pode ser bastante importante para o crescimento pessoal e profissional, pois a integração de diferentes ideias auxilia no desenvolvimento de novos conceitos. Mas meu foco é o Brasil. Quero concluir parte da minha formação acadêmica no país e aplicar esses conhecimentos aqui, diz ela, que, mesmo tendo gostado do IFSC, pretende fazer parte da graduação nos Estados Unidos e voltar ao Brasil assim que finalizar seus estudos. Para ela, o aluno que quer ingressar em um curso de Física deve explorar as oportunidades e ter certeza do que realmente gosta, porque aquela Física ensinada no ensino médio não é a mesma ministrada no ensino superior. Isso deixa muitas pessoas decepcionadas ou assustadas, diz Beatriz, elucidando que a participação em olimpíadas científicas e escolas avançadas – a exemplo da EFC – ajuda muito na difícil escolha de um curso.

FernandoEalunosIFSC500

Foto – Prof. Fernando Paiva e os cinco ex-alunos da EFC que ingressaram no Campus USP – São Carlos neste ano, no IFSC/USP e no ICMC-USP

Além do IFSC/USP…

Assim como o IFSC/USP e o ICMC/USP, este ano a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) também conta com o ingresso de alunos que participaram da Escola de Física Contemporânea.

Raul_350Raul Alfredo de Sousa Silva, de 18 anos, participou da Escola em 2012 e ingressou no curso de Engenharia Elétrica da EESC, em 2015. O jovem, que nasceu em Goiânia (GO), ficou sabendo da Escola através de seu cunhado, que é docente no Campus USP – São Carlos. O que mais chamou a sua atenção na EFC foi a diversidade de áreas que a Física abrange. Achei muito interessante também as palestras que tivemos sobre esses diferentes campos e o fato de a Física envolver quase tudo que faz parte do nosso dia a dia, elucida. Quando questionado se seguirá a área acadêmica, Raul diz que, mesmo com muitas dúvidas, prefere o setor industrial, já que um professor precisa ter um dom para saber ensinar e uma grande capacidade para exercer tal profissão.

Já os estudantes Pedro Ângelo Vaz de Carvalho e Marcos Silva de Luca, que participaram da EFC em 2013 e 2014, respectivamente, iniciaram este ano o curso de Engenharia Aeronáutica, também na EESC/USP. Sobre sua transição do ensino médio ao superior, Marcos, que veio de Piracicaba, interior de São Paulo, diz que a responsabilidade aumentou bastante. Na faculdade temos que ser muito mais autodidatas. Dependemos muito de nós mesmos para criarmos nosso caminho, conclui. Pedro, que nasceu em Belo Horizonte, acredita que os laboratórios do Instituto de Física de São Carlos são alguns dos melhores que existem. Na USP, ele diz que encontrou um ambiente agradável para estudar e propício para realizar novas amizades.

O Prof. Dr. Fernando Paiva, Fernando_-_Pedro_-_Marcos_350um dos coordenadores da EFC, revela que teve uma grata surpresa quando soube do número de ex-participantes da Escola de Física Contemporânea que ingressaram na USP neste ano. Em 2015, oito ex-alunos da EFC começaram a graduação no Campus USP – São Carlos, sendo cinco no IFSC e três na EESC. Isso apenas em São Carlos, tendo em vista que há ex-alunos da Escola em outros cursos e campi da Universidade de São Paulo, nomeadamente, no Campus USP – Ribeirão Preto e Campus USP – São Paulo, fortalecendo cada vez mais a captação de alunos brilhantes proposta pela Escola de Física Contemporânea. Cada vez mais tenho certeza de que estamos no caminho certo, conclui o docente.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..