Notícias

28 de março de 2014

Evolução da informação genética em microorganismos

O Prof. Marcelo Briones, do Departamento de Microbiologia Imunológica e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo, foi o convidado de mais uma edição do programa Colloquium diei referente ao dia 28 de março, tendo apresentado a palestra intitulada Evolução da informação genética em microorganismos e sua implicação em epidemiologia, com ênfase para as sequências moleculares – genes de organismos que causam doenças humanas.

De acordo com a análise dos padrões de mutações, consegue-se estudar a distribuição geográfica desses microorganismos e reconstrói-se a história evolutiva deles no continente americano. Um dos organismos que é estudado pelos especialistas é o Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas, que afeta milhões de pessoas no continente e para a qual ainda não há cura ou vacina.BRIONES300

O outro organismo é o fungo patogênico Candida albicans, que causa infecções hospitalares gravíssimas, com mortalidade de 50% entre pacientes tratados com drogas anti-fúngicas.

Uma das recentes descobertas do grupo de pesquisa do palestrante foram as regiões hipervariáveis no DNA mitocondrial, que permitem a discriminação de linhagens muito próximas. O palestrante demonstrou que essa informação é essencial para que se possa determinar a epidemiologia de infecções hospitalares.

Assim, em seu colóquio, Marcelo Briones fez uma revisão sobre todo seu trabalho, utilizando análise de sequências moleculares por métodos Bayesianos.

O Prof. Marcelo Briones possui Graduação e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP, Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Pós-Doutorado pela New York University (USA). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo e pesquisador internacional do Howard Hughes Medical Institute (USA).

O docente também tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nas áreas de expressão gênica e de fungos do gênero Candida e do protozoário Trypanosoma cruzi, atuando ainda na área de genômica, tendo participado no projeto da Xylella fastidiosa – FAPESP – e como coordenador de centro de sequenciamento no projeto genoma humano do câncer da FAPESP e Instituto Ludwig.

Para consultar os colóquios do IFS-USP clique AQUI

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..