7 de abril de 2011

Evento trouxe pessoas de vários continentes

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC), desde o dia 4 de abril, realiza a “Escola São Paulo de Ciência Avançada”, evento que tem reunido pesquisadores e estudantes, não somente de diferentes países, mas também dos vários continentes do globo.

Uzbequistão, Rússia, Alemanha e China são alguns dos países que tiveram representações na Escola, que terá duração de dez dias, com encerramento marcado para 14 de abril.

Grandes nomes do mundo acadêmico estiveram presentes, vindos de Universidades dos mais altos níveis de pesquisa do mundo. “Esse evento é muito interessante, pois trouxe pessoas do mundo inteiro ao Brasil, que podem ver o que acontece por aqui. Tenho dois programas de intercâmbio e estou discutindo esse assunto com o professor Vanderlei Bagnato”, contou Robin Kaiser, diretor de pesquisas em átomos frios, da Institut Non Linéaire de Nice (França). “Vim ao Brasil pela primeira vez há 20 anos, apenas para passear! Já estive na Amazônia, Pantanal e Recife. Dessa vez, vim para firmar acordos e intercâmbios. O Instituto é maravilhoso, estou muito impressionado com a estrutura daqui”, elogiou o pesquisador.

Outro nome de destaque, entre os 30 palestrantes convidados a fazer parte do evento, é o de Alexander Fetter, professor emérito de Física e Física Aplicada da Stanford University (EUA). “Acho muito importante ter cientistas de todo o mundo, vindo aqui para ajudar a ensinar estudantes, não só de São Carlos ou do Brasil, mas de tantos outros países. Essa é a maneira de os estudantes saberem o que é importante nessa área, neste momento. Já vim para o Brasil, em novembro de 2009 e, enquanto estive aqui, fiquei muito interessado nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo do professor Bagnato e trabalhei essas teorias, aqui e nos EUA, e, desde então, tenho trocado e-mails com ele”, contou o docente, que ministra aulas em Stanford desde 1968 e é um dos membros da Sociedade Americana de Física. “Em uma discussão informal, falamos muito sobre o desenvolvimento de novas estruturas e técnicas mais exóticas para experimentos em física. Esse é um momento muito importante da física e é um prazer estar aqui para fazer parte disso”, finalizou Fetter.

O interesse dos alunos também foi genuíno. Prova disso são os dois estudantes, Navzikulov Zabardast e Khakimov Abdullo, vindos diretamente do Uzbequistão, doInstitute of Nuclear Physics. “O Brasil nos pareceu um país muito interessante! Essa foi a principal razão de termos vindo para cá, e é maravilhoso, realmente”, disse Khamikov. “Há muitas pessoas diferentes aqui, e o Instituto é muito grande, tem laboratórios aqui que estamos vendo pela primeira vez e não há nada parecido no Uzbequistão”, contou o estudante.

Sobre o evento

A “Escola São Paulo de Ciência Avançada” tem como principal objetivo a discussão das novas tendências em matéria quântica com moléculas e átomos frios.

A Escola tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), junto ao Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o endereçohttp://www.espca.ifsc.usp.br/

Data: 7 de abril