4 de abril de 2011

Evento terá dez dias de duração

Teve início hoje, 4 de abril, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), a “Escola São Paulo de Ciência Avançada”, trazendo ao Instituto pesquisadores renomados e estudantes de pós-graduação, em torno da discussão sobre “novas tendências em matéria quânticas com átomos e moléculas frios”.

O evento, que conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em conjunto com o governo alemão, trouxe estudantes de vários países para participar da Escola, estando entre eles representantes da Rússia, Uzbequistão, Reino Unido, Alemanha, México, Croácia, entre outros, totalizando o número máximo de vagas oferecidas (150). Os pesquisadores convidados também vêm dos mais diversos países do globo, incluindo Japão, Austrália, Estados Unidos e Inglaterra, somando 30 palestrantes.

“Nossa Instituição tem destaque internacional e deve fazer parte de qualquer desenvolvimento mundial de valorização e discussão de determinadas áreas. Na área de átomos frios temos nossa participação e queremos trazer as pessoas para ver a ciência que fazemos, e aproveitar a oportunidade para motivá-las a vir ao IFSC, seja como estudante, seja como visitante. Queremos que todos entendam nossa inserção mundial, no contexto da ciência”, explica Vanderlei Salvador Bagnato, docente do IFSC e um dos presidentes do comitê de organização do evento.

A Escola contará com inúmeras palestras, a respeito do tema citado, incluindo discussões livres e apresentação de pôsteres. “Temos aqui os maiores líderes mundiais e pesquisadores já consagrados, como o professor [Rainer] Blatt, da University of Innsbruck, na Áustria e [Alexander] Fetter, da Stanford University, nos Estados Unidos, mas todos os convidados estão em evidência na mídia científica internacional e já são consagrados em suas áreas de atuação”, finaliza Vanderlei.

O evento terá duração de dez dias, sendo encerrado no dia 14 de abril, e todas as palestras e apresentações serão realizadas no auditório do IFSC, “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

Data: 4 de abril