24 de outubro de 2014

Evento reuniu licenciandos de diversos campi da USP

Na manhã da última quinta-feira, 23, o anfiteatro do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas” sediou a abertura da V Jornada das Licenciaturas da USP/ IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic), evento que reuniu atuais e futuros docentes de cursos de Licenciaturas espalhados por todos os campi da USP e de outras universidades do estado de São Paulo.

SeLic_2014-_abertura-1Para receber os quase 400 inscritos no evento, estiveram presentes o Pró-Reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, o docente e diretor do IFSC/USP, Tito José Bonagmba, o docente e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Alexandre Nolasco de Carvalho, o presidente da Comissão Interunidades da Licenciatura (CIL/USP), Marcos Garcia Neira, a docente do ICMC/USP e coordenadora da V Jornada das Licenciaturas, Miriam Cardoso Utsumi e a docente do IFSC/USP e coordenadora da IX SeLic, Nelma Regina Bossolan, sendo que todos compuseram a mesa de honra da abertura do evento.

Todos os participantes da mesa deram as boas vindas à expressiva plateia, salientando a importância do evento para a integração de todas as licenciaturas e troca de ideias entre os participantes, e destacando o esforço e dedicação desempenhados pelos alunos e docentes organizadores da Jornada/SeLic.

Essa é a primeira vez que a USP São Carlos sedia a Jornada das Licenciaturas e, sobre esse fato, Hernandes comentou que a descentralização desse tipo de evento é sadia, uma vez que se cria a oportunidade para que os participantes tenham contato com outros campi da USP e uma noção mais clara a respeito da grandeza da Universidade. No que se refere à integração dos cursos de licenciatura, ele diz que, de uma maneira geral, tais cursos já carregam essa característica, já que o foco principal é a formação de professores que possam atender à demanda do ensino médio. “Os docentes envolvidos na Licenciatura têm uma característica muito particular: serem integradores. E a Jornada é uma consolidação disso”, afirmou o pró-reitor.

Tito compartilha da mesma opinião. Para o docente, o próprio IFSC é um pouco isolado na atuação em licenciatura, uma vez que se encontra num campus no qual a área de educação não é a mais forte. Com a integração da Jornada com a tradicional SeLic, abrem-se maiores perspectivas para os alunos de Licenciatura em Ciências Exatas. “Para que isso ocorra, a integração é necessária, pois ela traz mais conhecimento, cria um ambiente de pós-graduação, que queremos para nossos alunos, além de mostrar oportunidades de trabalho futuro”.

SeLic_2014-_aberturaDurante seu discurso, Tito também afirmou que já existem discussões concretas para implantação do mestrado profissional em física no IFSC e que o intuito é, justamente, o aumento do número de profissionais na área de licenciaturas fora do ambiente acadêmico.

Com o término da abertura, que durou cerca de uma hora, teve início a mesa-redonda “Projetos educativos para a aprendizagem da docência”, uma das três mesas-redondas que ocorrerão durante o evento.

Além das mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho, palestras, mostra de materiais didáticos e exposição de pôsteres são atividades que farão parte da V Jornada das Licenciaturas/ IX SeLic. Estas ocorrerão durante o período matutino, diurno e noturno durante os dois dias de duração do evento (23 e 24 de outubro).

Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente para participar das atividades. Para mais informações sobre o evento, acesse http://vjornadalicenciaturas.icmc.usp.br/