19 de agosto de 2011

Evento continua com oficina para novos multiplicadores

QualidadeNo dia 17 de agosto, às 15 horas, no auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, ocorreu a abertura do “Workshop CGQP 2011”.

O evento, já em sua 4ª edição, contou com a presença de funcionários do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e de outras unidades do campus, para acompanhar as iniciativas sustentáveis que têm sido desenvolvidas na Universidade.

O evento foi aberto pelo diretor do Instituto, Antonio Carlos Hernandes, seguido pela docente e atual presidente da CGQP, Cristina Kurachi, que, brevemente, falaram sobre as ações sustentáveis, presentes e futuras, da Unidade. Foi feita, também, a abertura oficial do edital para o “II Concurso de Fotos do IFSC” (clique aqui para ler o regulamento).

Logo após, o professor da USP, Welington Braz Carvalho Delitti, atual superintendente de gestão ambiental da referida universidade, proferiu palestra sobre sustentabilidade, trazendo um panorama geral e institucional sobre o assunto em questão.

Finalizando o Workshop, a vice-presidente da CGQP, Ana Mara M. C. Prado, ministrou palestra sobre aplicação de conceitos para mapeamento de processos.

Na sequência…

…ainda como parte do evento, no dia 18 (quinta-feira), das 16 às 17h30, novos multiplicadores do programa “IFSC 5S” participarão de uma oficina, onde serão treinados para aplicação dos conceitos da ferramenta.De acordo com um dos multiplicadores, Fernando Ruiz Rosario, a renovação dos membros vem para fazer vigorar metas do programa, que se encontra numa nova fase. “O intuito é adequar os setores para a proposta da Comissão, no caso, padronizar o espaço físico das áreas”, explica o funcionário que, atualmente, trabalha na Assistência Técnica Financeira (ATFn) do IFSC.

Sobre a oficina, Fernando tem expectativas. “Embora os novos multiplicadores já tenham sido treinados, algumas dúvidas surgem como, por exemplo, definir até aonde vai o espaço físico pessoal de cada um. Ou seja, quais objetos pessoais de um servidor, como um porta-retrato, por exemplo, podem estar em determinado espaço ou não?”, questiona.

FerDiante da resistência de alguns em relação a mudanças, Fernando afirma: “Uma nova equipe de multiplicadores pode trazer uma visão diferente sobre o que já está estabelecido. Embora tais mudanças possam causar choque num primeiro momento, penso que isso pode render bons frutos ao IFSC”, finaliza.

Ainda há tempo de se inscrever!

Para os que têm interesse em ser um multiplicador, as inscrições poderão ser feitas na hora da oficina, que será realizada na sala F-210 (prédio da Administração, 3º andar).

Para saber mais sobre o programa “IFSC 5S” e outras modalidades do projeto da CGQP, clique aqui.