10 de setembro de 2013

O CIERMag – Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (IFSC) organizou, no dia 10 de setembro, um seminário subordinado ao tema “Estudo da bioenergética muscular através de espectroscopia por ressonância magnética”, apresentado pela Profa. Dra. Maria Gisele dos Santos, docente da UFPR – Universidade Federal do Paraná.IMG_1291

Tendo como base que o constante progresso dos resultados da prática esportiva de alto nível fundamenta-se na melhora e otimização da motricidade do atleta baseada numa série de fatores ambientais, biomecânicos, psicológicos e fisiológicos, é certo que o interesse do estudo nos fatores fisiológicos contempla a estimação direta ou indireta das reservas de energia, assim como sua disponibilidade, transporte e utilização durante o exercício.

Em sua apresentação, Gisele dos Santos mostrou que, durante muitos anos, a única forma de valorizar as modificações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo exercício consistia em analisar a cinética da adaptação cardiovascular e metabólica (frequência cardíaca, consumo de oxigênio, lactatemia, etc.).

Contudo, estudos recentes demonstram que a Ressonância Magnética permite o estudo direto das modificações bioquímicas produzidas no músculo, possibilitando a visualização não invasiva das variações dos elementos que intervêm na ressíntese da ATP.

Neste seminário, a palestrante convidada apresentou alguns resultados obtidos com a utilização da técnica de espectroscopia por ressonância magnética para o estudo da bioenergética muscular.