29 de abril de 2013

Estudo aplicado do grupo de renormalização de desordem do modelo tight-binding em 1D

Decorreu no IFSC, no dia 29 de abril, pelas 16h30, mais uma edição da iniciativa Journal Club, desta vez com a participação do aluno de doutorado visitante no IFSC, Hossein Javan Mard, oriundo da Florida State University – Department of Physics and National High Magnetic Field Laboratory (USA), que apresentou “O estudo aplicado no grupo de renormalização de desordem do modelo tight-binding em 1D”.

Em física estatística, qualquer journalc250comportamento universal em grande escala deverá vir do grupo de renormalização subjacente (RG, na sigla em inglês), procedimento que elimina todos os detalhes de modelos microscópicos.

Na presença de desordem, os comportamentos mais interessantes nas escalas universais ocorrem, geralmente, tanto na transição de fase (como no sistema puro), mas também a baixa temperatura, nas fases dominadas por desordem.

Uma abordagem unificada para tratar as singularidades dinâmicas e/ou estáticas de sistemas desordenados surgiu seguindo a ideia pioneira de Ma e Dasgupta e a análise detalhada por Fisher, que mostrou que as regras do RG de Ma-Dasgupta produzem resultados exatos assintóticos se a amplitude da desordem cresce sem limites em largas escalas.

Neste seminário, o palestrante relatou esses acontecimentos, tendo iniciado sua apresentação com uma introdução dos principais ingredientes do método RG desordem (SDRG).

Na sequência, o Prof. Mard descreveu as propriedades básicas do distúrbio-finito em pontos fixos, que são realizadas em pontos críticos, e do forte Distúrbio dos pontos

fixos, os quais controlam os comportamentos singulares nas fases Griths.

Em seguida, foi aplicado o método SDRG no problema de localização Anderson, numa dimensão em que a função beta é calculada analiticamente.