9 de janeiro de 2013

Estudantes estrangeiros são esperados no IFSC

O IFSC tem tudo preparado para receber, muito em breve, os quinze alunos estrangeiros que foram selecionados para o primeiro Estágio de Verão, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Física de São Carlos, através de sua Comissão de Relações Internacionais.

lab240Como tivemos a oportunidade de anunciar anteriormente, o IFSC abriu, em agosto último, as inscrições para o primeiro estágio de verão para alunos estrangeiros que estejam perto de terminar seus cursos de graduação, com particular destaque para aqueles que estudam nos países localizados na América Latina.

Embora o anúncio mencionasse claramente que o estágio era dedicado a alunos de instituições de ensino sediadas na América Latina, o certo é que houve muitos estudantes interessados neste programa, mas completamente fora do escopo delineado, tendo o IFSC recebido candidaturas oriundas do Egito, França, Itália, Suíça e Índia, o que muito surpreendeu, positivamente, a organização do programa de estágio.

O IFSC tem tudo pronto para receber os quinze jovens estudantes que foram selecionados de um conjunto de cinquenta e oito candidaturas de excelente nível de conhecimento, salientando-se a enorme disponibilidade e entrega a este projeto por parte dos pesquisadores e docentes do Instituto, que irão acompanhar estes estudantes em seus estágios.

Assim, damos agora a conhecer aqueles que, durante dois meses, irão conviver e dividir conhecimentos com a comunidade do Instituto de Física, bem como os pesquisadores que orientarão seus trabalhos:

Alessandro Ofner vem da ETH – Zurich, na Suíça, e irá trabalhar na área de Nanotoxicologia, o mesmo acontecendo com Claribel Dominguez Ordoñez, que vem da Universidad del Valle, na Colômbia: ambos terão como supervisor o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto.

Andrés Galindo Céspedes vem da Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), e irá desenvolver seu trabalho na área de Biologia Molecular, sob a supervisão do Prof. Dr. Rafael Guido.

Os Profs. Drs. Tomaz Catunda e Valmor Mastelaro orientarão, respectivamente, Ania Pereda Torres, oriunda da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México), logos400que desenvolverá seu estágio na área de Campo de Materiais, e Antonio Alfredo Ibáñez Landeta, que vem da Universidad de Chile (Chile), que estagiará na área de Física Experimental da Matéria Condensada.

Edith Tueros Cuadros vem da Universidade Nacional San Luís Gonzaga (Perú), indo estagiar na área de Astrofísica com o Prof. Dr. Luíz Vitor de Souza, enquanto que Eduardo Andrés Tobar Calfucoy, da Universidad de Chile (Chile), desenvolverá seu estágio na área de Biologia Molecular e Estrutural, sob a supervisão do Prof. Dr. Otavio Thiemann.

Emérita Mendonza Rengifo, da Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo (Perú), estagiará na área de Química Medicinal com o Prof. Dr. Adriano Andricopulo, e Emerson Roberto Burna, da Universidad Nacional del Litoral (Argentina), trabalhará na área de Biologia Molecular e Estrutural com o Prof. Dr. Marcos Navarro.

Glenda Gisella Ibañez Redin, da Universidad del Valle (Colômbia), trabalhará na área de Novos Materiais com o Prof. Dr. Paulo Miranda, Maria Cecília Gomez, da Universidad Nacional de Entre Rios (Argentina), desenvolverá seu estágio na área Computação Científica com o Prof. Dr. Odemir Bruno, enquanto Paula Andrea Garcia Muñoz, da Universidad de Chile (Chile), trabalhará na área de Cristalografia com o Prof. Dr. Eduardo Horjales.

Finalmente, Ramy Said Nashed, oriundo da The American University in Cairo (Egito), estagiará sob a supervisão do Prof. Dr. Lino Misoguti, na área de Fotônica e Biofotônica, Novos Materiais; Sebastian Duque Mesa, da Universidad de Antioquia (Colômbia), trabalhará na área de Mecânica Clássica com o Prof. Dr. José Carlos Egues de Menezes, e Yuly Lilian Durán Straub, da Universidad de Chile (Chile), estagiará na área de Nanociência, Fotônica, Biofotônica e Óptica, com a Profa. Dra. Cristina Kurachi.

O IFSC deseja a todos uma boa estada em São Carlos e um ótimo trabalho.

Assessoria de comunicação