6 de maio de 2014

Inauguração da Sala de Leitura “Professora Yvonne Mascarenhas”

Na última quarta-feira, 29 de abril, na Escola Estadual “Professor Arlindo Bittencourt”, foi inaugurada a “Sala de Leitura ‘Professora Yvonne Mascarenhas'”, nome escolhido para homenagear a docente, pesquisadora e pioneira do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Sala_de_leitura-_Yvonne-homeA cerimônia de inauguração, que teve início às 18h30 e término às 20 horas, contou com a participação dos professores e alguns alunos da E.E., sendo que estes últimos, durante a cerimônia de inauguração, fizeram a leitura de trechos literários, declamação de um poema e a leitura de uma redação. Além disso, um pequeno vídeo biográfico sobre a professora Yvonne Mascarenhas foi exibido aos presentes.

De acordo com a diretora da E.E., Maria das Graças T. de Mendonça Tranzo, a escola, anteriormente, já contava com um espaço para leitura, mas este não era um local diferenciado. A nova Sala de Leitura, por outro lado, terá uma docente responsável, além de contar com mais títulos, maior organização e, ainda, uma novidade: uma caixa móvel, com diversos livros, que irá passar pelas salas de aula. “A partir de agora, essa Sala de Leitura será, efetivamente, parte da escola. Nossa intenção é que esse espaço sirva como mais um local de integração entre os alunos”, declarou Maria das Graças.

Parte dos títulos disponíveis foram adquiridos com verbas disponibilizadas através de alguns projetos educacionais, como, por exemplo, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) , e outra parte pertence ao próprio acervo do Estado. “Procuramos sempre adquirir livros que nossos alunos nos solicitam”, explicou Maria das Graças.

Sobre a sala de leitura que leva seu nome, Yvonne Mascarenhas, além de honrada com a homenagem, afirma que o espaço em questão é de suma importância. “Embora, hoje em dia, tenhamos tantos meios eletrônicos disponíveis para comunicação, os livros impressos oferecem uma diferente maneira de interação. Sempre tive maior satisfação em lê-los”, confessa.

Já sobre o motivo de ter escolhido o nome de Yvonne Mascarenhas para batizar a nova Sala de Leitura da escola, Maria das Graças dá a resposta prontamente. “Muito mais do que todos os títulos, a professora Yvonne Mascarenhas é um exemplo do quanto a educação pode fazer a diferença, e é esse exemplo que quero que meus alunos sigam”, conclui a diretora.

Confira abaixo algumas imagens:

Sala_de_leitura-_Yvonne

Sala_de_leitura-_Yvonne-1