5 de julho de 2019

Escola de Física Contemporânea – EFC-2019 – com as mãos na massa

O segundo dia da Escola de Física Contemporânea 2019 começou a todo o vapor! Os trinta alunos selecionados para participar da semana que contempla o estudo da física, entre os dias 30 de junho a 06 de julho, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), permanecem focados numa imersão completa.

Cícero

Iniciada a segunda-feira, 1º de julho, os estudantes de Ensino Médio selecionados dirigiram-se para as dependência de nosso Instituto para as aulas programadas. Estas contaram com a presença do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Eduardo Ribeiro de Azevêdo, que ministrou aulas práticas e teóricas sobre Eletromagnetismo, com o auxílio e supervisão dos coordenadores da EFC-2019, Profs. Sebastião Pratavieira e Luiz Antônio Oliveira. “A disciplina, em sua essência, é a que venho lecionando há muito tempo no Instituto, então foi natural eu ter me envolvido nessa disciplina em particular. Além disso, o Luiz Antônio solicitou que eu fizesse esta apresentação”, menciona o Prof. Eduardo sobre o colega de Instituto. “Quanto à Escola, acredito ser um projeto de extrema importância. Desde que foi fundada, há alguns anos, ela tem contribuído para mostrar outro lado do Instituto – e para o Instituto – dar uma vivência diferente da rotina universitária para os alunos ,para que eles tenham contato com outras coisas, e talvez formas diferentes de explanar alguns assuntos. Embora sejam alunos selecionados, muitas coisas eles acabam não vendo da maneira como é exposto aqui, o que não quer dizer que não tenham visto – são maneiras diferentes de, com profundidades diferentes, de se abordar uma mesma temática. É bem interessante para eles e é nossa função, não é? Sair da universidade e tentar atingir outras esferas da sociedade à sua maneira”, complementa o docente.

Brian

As palavras do professor parecem refletir com precisão aquilo que sentem os mais novos pupilos. Selecionados para a EFC-2019, Cícero (14), Brian (15) e Clara (16) sentem-se mais do que empolgados e estimulados a compor o grupo de estudantes de Ensino Médio que tiveram a oportunidade de vir para São Carlos nesta semana. Os integrantes do grupo, embora unidos pelo interesse em comum, são de cidades bem diferentes entre si e tiveram contato com a Escola por meios diversos. “Eu fiquei sabendo sobre a Escola através de uma ex-aluna do meu colégio, em Lorena (SP). Nós já fizemos Olímpíadas juntos e ela, como eu, gosta muito de Física. Ela me falou sobre a Escola e me interessei, o que me levou a pesquisar”, comenta Brian, que ainda destaca o interesse em seguir Física ou Física Computacional como graduação. Já Cícero, de Curitiba (PR), ouviu falar por meio de um professor e interessou-se em participar porque é uma área que gostaria de estudar. “É um evento em que posso agregar novos conhecimentos antes da faculdade e também ver se é isso que eu quero, ou não”, menciona o estudante, que pretende seguir carreira na Física, mais especificamente Física Quântica. No caso de Clara, que vive em Ibaté (SP), município vizinho a São Carlos, a notícia foi propagada pela coordenadora da escola em que faz o Ensino Médio.  “Eu já não tinha tanta certeza se gostaria de fazer Engenharia Mecatrônica – que é o curso que eu pretendo – e como sempre me interessei muito por física, por assuntos que a disciplina aborda, resolvi me inscrever”, diz a estudante da E. E. Andre Donatoni.

Quanto às expectativas para a semana, tanto Brian quanto Clara concordam que ser desafiado é a principal delas. “Acho que ser desafiado é o ponto principal. Aqui, nós temos uma cobrança maior que as outras pessoas que também estão no Ensino Médio, e isso é muito importante para nos manter estimulados”, comenta Brian, seguido por Clara. “No meu ambiente escolar eu me destaco demais, mas não faço esforço para isso. É uma questão de encontrar a barreira que está faltando, porque vai chegar uma hora que vou bater em algum lugar que não tem como escalar.

Clara

Aqui são muitos alunos de alto desempenho, muitos dos quais são melhores do que eu. É nesse ambiente que irei me preparar para seguir os meus sonhos”, diz a jovem. Já Cícero discorda dos colegas e afirma que seu objetivo é ver a física de outra forma. “Acho que desafios nós encontramos em provas, olimpíadas… O meu ponto principal aqui é saber se é isso mesmo que eu quero seguir, além de ver a física de uma forma mais profunda e por um outro ângulo, que não vemos no Ensino Médio”, menciona.

A semana da Escola de Física Contemporânea ocorre entre os dias 30 de junho e 06 de julho para alunos de Ensino Médio de todas as partes do Brasil, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

No dia 02 de julho, os jovens foram surpreendidos pela presença da TV Globo, que realizou uma transmissão ao vivo para o programa “Bom dia São Paulo”, e por uma reportagem feita pela EPTV (afiliada da Globo – São Carlos)

Clique nos links abaixo para assistir as reportagens.

GLOBONEWS

BOM DIA SÃO PAULO

EPTV

Profs. Eduardo Azevedo e Luiz Antônio