9 de agosto de 2018

Escola de Física Contemporânea (EFC – 2018) despede-se

Edição de 2019 está sendo esboçada

Foram três dias de intensas atividades, entre aulas, palestras, visitas às diversas infraestruturas do IFSC/USP e, claro, com tempo suficiente para consolidar novas amizades entre colegas, monitores e professores. A Escola de Física Contemporânea (EFC – 2018) chegava assim a metade de sua duração e todos sabiam que se aproximava rapidamente o dia 28 de julho para as apresentações dos seminários finais, onde os alunos, divididos em grupos de três, iriam mostrar tudo que aprenderam nesta Escola.

As atividades relativas ao dia 26 começaram cedo – como habitual, às 08 horas da manhã -, com uma aula teórica de Física Moderna ministrada pelo Prof. Valter Líbero, seguida da palestra intitulada “Em busca da matéria escura”, apresentada pelo Prof. Aion Viana. O almoço nesse dia foi bem rápido, pois o período da tarde estaria dedicado a aulas práticas de Física Moderna: seria a partir desse momento que se iniciaria a parte prática “pesada” da EFC – 2018 rumo aos seminários finais marcados para dia 28 de julho.

Os alunos se dividiram em seus respectivos grupos, trabalhando nas seguintes temáticas:

Experimento de Thomson;

Interf. de Michelson;

Experimento de Milikan;

Velocidade da Luz;

Espectroscopia Óptica;

Raios-X;

Emissão Termiônica;

Radiação de Corpo Negro;

Difração de Elétrons;

Constante de Planck.

Todos estes experimentos seriam testados e explicados, com a apresentação dos resultados, no último dia da Escola (28).

Para finalizar as atividades do dia 26, e após o jantar, os alunos da EFC – 2018 foram convidados a assistir a uma interessante palestra apresentada pelo Prof. José Pedro Donoso Gonzalez, intitulada “A acústica dos violinos”, tendo-se seguido um pequeno concerto com a “Camerata Octo+”, sob a regência da Profª Araceli Hackbath, uma apresentação que transmitiu a todos os alunos momentos de paz e tranquilidade.

O dia 27 de julho nasceu ensolarado. Foi tempo para os alunos completarem seus experimentos iniciados no dia anterior, sob os olhares atentos e solidários dos monitores e professores, tendo-se seguido logo após o início da elaboração dos seminários finais – criação do melhor texto, das melhores imagens e das mais importantes informações científicas, além do ensaio mental para a apresentação oral de cada trabalho. O dia seguinte iria ser especial, com professores, monitores, colegas e familiares acompanhando atentamente cada apresentação.

Caio Silva (ES), Cristopher Reis (SP), Lucas Schneider (ES) e Gabriel Jacinto (DF) não escondiam seu nervosismo e ansiedade. “Foi tudo muito legal, mas o que mais me impressionou foi a dinâmica e a vida dentro da Universidade, que não nos é explicada no Ensino Médio. Foi fantástico”, pontuou Caio, enquanto Cristopher comentava como a EFC verteu luz na perspectiva de sua carreira. Para Lucas Schneider, a prática da Física e as amizades conquistadas irão ficar para sempre em sua memória. A rotina universitária e o aprofundamento das diversas nuances da Física foram os destaques para Gabriel Jacinto.

Clique em cada uma das imagens abaixo e confira as declarações de cada um desses jovens, exatamente um dia antes de apresentarem seus trabalhos.

Caio Silva

Cristopher Reis

Lucas Schneider

Gabriel Jacinto

Ponto final

E a Escola de Física Contemporânea (EFC – 2018) chegava assim ao fim, com a apresentação dos trabalhos de conclusão no dia 28 julho.

Clicando em cada uma das imagens abaixo, você assistirá aos seminários e ao encerramento da EFC – 2018.

Caio da Silva / João Vithor / Rita Oliveira

Bruna Leite / Paulo Piotto / Vanessa Pachalki

Caio Oliveira / Cristopher Reis / Julia Denadai

Karina Lopes / Maia Miller

Lucas Schneider / Gabriel Jacinto / Kamille Silvestre

Elisa Capdeville / Isabella Abreu / João Victor Moraes

Bruna Assis / Maria Paula Santos / Wesley Gonçalves

Ana Lomar / Carlos Silva / Pedro de Melo

Larissa Fonseca / Maria Victória /Marcus Vinicius

Ana Cavalheiro / Milena Almeida / Vinicius Pinto

A Despedida

Alunos da EFC entregam os certificados a seus monitores

Monitores entregam certificados aos alunos da EFC – 2018

Professores responsáveis pela EFC – 2018 despedem-se de todos os participantes da Escola

PARA MAIS TARDE RECORDAR…. COM CARINHO!!!

Até sempre!!!!

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP