Notícias

25 de julho de 2012

Escola de Física Contemporânea – 2012

Terminou neste final de semana (sábado 21/07), mais uma Escola de Física Contemporânea, edição 2012, um evento organizado pelo IFSC e que decorreu entre os dias 15 e 21 de julho, reunindo 30 jovens estudantes oriundos de várias escolas de diversos estados do país.

O objetivo deste evento foi, uma vez mais, tentar mostrar para alunos talentosos como é o mundo da pesquisa, e como funcionam alguns dos principais grupos de pesquisa no país, bem como qual é a importância da ciência e tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

A programação foi composta de aulas expositivas e experimentais, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do IFSC, através de atividades diárias, com início pelas 8h e término às 21h.

Outro objetivo da Escola de Física Contemporânea é de chamar dos alunos para um vetor importante – o empreendedorismo -, motivo pelo qual os alunos tiveram a oportunidade de contatar de perto com empresários ligados ao setor da alta tecnologia, através de palestras, e de visitar algumas empresas.

assiste

Por ser ministrada por professores e pesquisadores daquele que é considerado um dos  maiores centros de pesquisa multidisciplinar, a Escola de Física Contemporânea solidifica-se como uma oportunidade rara para aqueles que gostam de ciências exatas descobrirem seu verdadeiro talento.

Após terem passado uma semana inteira assistindo palestras e fazendo experimentos em laboratório, sempre acompanhados pelos pesquisadores e monitores, os jovens alunos estiveram presentes no último dia da Escola de Física Contemporânea com o objetivo de apresentarem seus seminários (resumo de tudo aquilo que aprenderam), apresentações essas que foram feitas por grupos de trabalho previamente estabelecidos. Temas como, Sistemas Ressonantes, Espectroscopia e a Identificação de Átomos e Moléculas, Espectroscopia de Emissão e Evolução dos Modelos Atômicos, Circuitos de RLC e Interferência e Difração em Ondas e Partículas, foram alguns dos destaques, tendo ficado muito claro para todos os participantes – alunos, pais docentes e pesquisadores – o elevado grau de conhecimento de alguns dos participantes, verdadeiras esperanças para a ciência nacional, visto suas idades – entre os 15 e 17 anos.

apresenta

Todas as apresentações orais se mostraram sóbrias e algumas com bastante qualidade, embora o nervosismo estivesse presente na maior parte das vezes, o que é natural; embora baseados em imagens constantes em seus slides, os alunos souberam explanar suas idéias sem ficar “amarrados” às imagens ou nas frases e títulos expostos. Todos eles mostraram que entendiam perfeitamente o que estavam dizendo, embora a forma de expressão fosse, muitas vezes, deficiente, o que é perfeitamente justificável: esta era a primeira vez que muitos deles falavam para uma platéia formada por pesquisadores e alunos da área.

Após cada apresentação, os grupos foram confrontados com múltiplas questões lançadas pelos docentes que fizeram parte de uma espécie de grupo examinador – Professores Antonio Carlos Hernandes (Diretor do IFSC), Eduardo Azevedo (responsável pela Escola de Física Contemporânea), Leonardo Maia e Fernando Paiva -, bancasempre no sentido de darem aos alunos mais informações e esclarecimentos que contribuíssem para o sucesso de seus trabalhos, na maior parte das vezes de uma forma leve e por vezes com muito humor.

Para o Prof. Eduardo Azevedo, a constatação é que o nível de conhecimento dos alunos selecionados para esta Escola de Física Contemporânea é bem mais alto do que nas anteriores edições, já que todos eles são extraordinários, uma afirmação que foi corroborada pelo Prof. Leonardo Maia, que acrescentou que esse lote de trinta alunos não deveria ser uma das exceções no país, mas sim uma regra, e que o IFSC está exatamente tentando isso, ao organizar, periodicamente, dentre outros eventos dedicados a alunos do ensino médio, esta Escola de Física Contemporânea.

Neste último dia do evento, os alunos participantes já sentiam alguma nostalgia: seus trabalhos tinham sido um sucesso, era hora de reencontrar os pais no coquetel de encerramento, era a hora de despedir de seus mais recentes amigos, era hora de dar o abraço final a seus mestres e seus inseparáveis monitores, que foram, durante uma semana, seus anjos da guarda.

Lucas Guimarães (16), veio do Colégio Bernoulli – Belo Horizonte -,
onde freqüenta o 2. Ano: primeiro1Já estou com saudades… Esta Escola sai muito do padrão a que estou habituado, principalmente no que diz respeito à possibilidade que eu tive em fazer experimentos em laboratório. As aulas temáticas também foram muito boas. Fiz muitos amigos e todos aqui foram muito bacanas comigo. Adorei os professores. Ainda não sei o que irei seguir quando chegar a hora da decisão, mas estou inclinado para Engenharia Elétrica. Vou ter que pensar muito sobre isso – refere o aluno.

Para Maria Clara Cardoso (16), aluna do 2. Ano no Colégio Augusto Laranja, em São Paulo, a experiência foi incrível: A parte experimental foi espetacular e é um diferencial, porque no meu dia-a-dia eu não tenho contato com essa segundorealidade. Consegui juntar a teoria à prática e isso foi fantástico. Quanto às aulas temáticas, também foram muito boas, adorei. Vou seguir Ciências Exatas, mas ainda não sei a especialidade. Esta Escola vai me obrigar a pensar muito seriamente sobre meu futuro – conclui a jovem.

Matheus Cavalcante (16) veio do IFPB, Campina Grande (PB), onde freqüenta o 3. Ano Colegial, e para ele foi uma experiência e tanto: Olha, foi uma semana estupenda e não posso nem enumerar o que aprendi. Foi a melhor experiência de minha ainda curta vida de estudante. Então, no que diz respeito aos trabalhos em laboratório, nem se fala. Fiz coisas que não tenho qualquer hipótese de fazer no meu instituto, apenas porque não existe infraestrutura. Quanto às terceiropalestras, foram autênticas aulas, só que eu aprendi muito mais por causa da forma como elas são dadas e aprendi muito mais sobre Física: fantástico! Ainda não pensei muito sobre meu futuro, mas com certeza vou seguir a academia e a área de pesquisa… Em quê? Muito provável que seja em Física ou Engenharia Elétrica, mas ainda é cedo para definir – sublinha Matheus.

Tairiny Pereira (17) veio de São José do Rio Pardo, onde freqüenta o 3. Ano do Colegial na ETEC local: Para mim, o máximo foi poder ter participado nos experimentos nos laboratórios, já que não tenho aulas práticas na minha escola. Foi muito bom, já para não falar das quartopalestras que assisti, muitas delas com temas que eu nunca tinha ouvido falar. Foi entusiasmante. Quanto ao meu futuro, penso seguir Engenharia de Produção – salienta a jovem

Alfredo Nasser de Souza (60), de Goiás, pai do jovem participante Raul Alfredo Souza Filho, foi um dos poucos pais que decidiu assistir aos seminários de todos os grupos e, claro, torcia muito pela apresentação de seu filho: Estou verdadeiramente admirado com a capacidade destes jovens e com seu grau de conhecimento. Pedi a meu filho que se concentrasse em sua apresentação, por forma a que não cometesse erros. Desde criança que ele demonstra um grande grau de inteligência, sempre se distinguiu como melhor aluno pelas escolas por onde passou e quero que ele continue estudando. Não pretendo influenciá-lo quanto às suaspai escolhas profissionais, mas torço para que ele siga Física ou Engenharia. Se não pretendo influenciá-lo quanto a essas escolhas, por outro lado pretendo influenciar ele, sim, quanto à instituição para onde deverá ir: e essa é a USP de São Carlos – conclui.

No fechar da cortina deste evento, foram entregues prêmios (livros de Física) aos grupos e alunos que se destacaram ao longo desta semana de trabalho intenso, tendo o Prof. Eduardo Azevedo, coordenador da Escola de Física Contemporânea, agradecido aos alunos, monitores, palestrantes e docentes pelo sucesso do alcançado.

Por sua vez, o Prof. Antonio Carlos Hernandes, Diretor do IFSC, também agradeceu a todos pelo empenho e competência – alunos, palestrantes, docentes convidados, monitores e pessoal técnico das  diversas áreas envolvidas. Com algum humor, referiu o nervosismo que os alunos mostraram quando da apresentação de seus seminários, tendo salientado que também esse fato faz parte da formação, ou seja, confrontar e ensinar o jovem a controlar sua ansiedade. Referiu o quanto os alunos aprenderam nesse evento, principalmente nos laboratórios, já que é algo que os jovens normalmente não encontram em suas escolas. hernandQuanto às palestras, Hernandes sublinhou que elas serviram como aulas, só que apresentadas de uma forma diferente, talvez mais produtiva. Por último, o Diretor do IFSC fez questão de agradecer aos pais dos jovens participantes a confiança que eles depositaram no IFSC ao entregar seus filhos aos cuidados da Instituição durante uma semana inteira.

Comissão Organizativa da Escola de Física Contemporânea 2012: Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes (IFSC-USP – Diretor do IFSC), Prof. Dr. Leonardo Maia, Prof. Dr. Eduardo Ribeiro de Azevedo, Prof. Dr. José Fabian Schneider, Mariana Rodrigues (Secretária do evento).

Palestrantes: Prof. Dr. Cleber Renato Mendonça, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho, Prof. Dr. Miled Hassan Youssef Moussa, Prof. Dr. Fernando Fernandes Paiva, Prof. Dr. Sérgio Ricardo Muniz, Prof. Dr. Leonardo Paulo Maia, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Prof. Dr. Vantendir Zucolotto, Prof. Dr. Valter Luiz Libero.

monitoras

grupo

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..