25 de junho de 2013

Escola de Física Contemporânea 2013

Ela está de volta e já tem data marcada. A Escola de Física Contemporânea (EFC) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) tem nova edição e ocorre entre os dias 21 e 27 de julho deste ano e, como de costume, reunirá mentes talentosas numa maratona de Física que, de maneira atual e interativa, irá mergulhar estudantes do ensino médio no fascinante mundo da Ciência.

EFC-logoA EFC, que já vai para o seu quarto ano de realização, é voltada para estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares do país, e, entre os objetivos da Escola, estão: mostrar a importância da Ciência na geração de conhecimento e tecnologia, apresentar aos participantes grupos de pesquisa de ponta no país e, sobretudo, dar uma formação complementar de Física Moderna, trazendo a oportunidade dos alunos praticarem Física nos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC, entre outras coisas.

O formato das edições anteriores será praticamente mantido pelos organizadores da edição 2013. Palestras sobre temas atuais em Física, aulas teóricas e experimentais, visitas aos laboratórios de pesquisa e apresentação de seminários são algumas das atividades já realizadas nos outros anos, e que fazem parte da atual programação. Mas, algumas novidades também estão inseridas no cronograma da Escola.

EFC-13-1-1A primeira delas é a premiação de todos os participantes com o livro “A Física em São Carlos”, lançado no final do ano passado e de autoria do docente do IFSC/USP, Roberto Mendonça Faria, e do docente da Unesp, Francisco Belda. A distribuição do livro será acompanhada por uma tarde de autógrafos, da qual participarão Faria e a docente e pioneira do IFSC/USP, Yvonne Mascarenhas. Aproveitando a ocasião, ambos falarão, brevemente, sobre a história do Instituto, através de um bate-papo com os participantes, que poderão, por sua vez, fazer perguntas e interagir com os convidados. “A intenção é que os alunos possam ver que uma estrutura como a do IFSC, de tanto sucesso e notoriedade, não é construída da noite para o dia, e sim com grandes líderes que, futuramente, poderão ser eles próprios”, conta Gregório Faria, docente do IFSC e um dos coordenadores da EFC deste ano.

Os participantes da EFC serão contemplados, também, com o livro “Física para o Brasil – Pensando o Futuro: O desenvolvimento da Física e sua inserção na vida social e econômica do país”, lançado em 2005 pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), coordenado pelo professor e pesquisador, Alaor Chaves, que tem como mote o impacto das ciências físicas na economia e na sociedade brasileira.

Com a distribuição dos dois exemplares, o principal intuito é, não somente disponibilizar aos participantes um pouco sobre a história da Física e sua importância social, mas também conscientizá-los sobre o fato de que a Física é uma ciência em construção, imagem que, nem sempre, é possível formar-se durante o ensino médio. “No ensino médio, muitas vezes, a visão que os alunos têm sobre as ciências básicas é que são áreas já consolidadas, sem mais coisas novas para se estudar, e isso é um grande equívoco”, afirma Sérgio Muniz, docente do IFSC e também coordenador da EFC 2013.

Além disso, os coordenadores pretendem discutir com os participantes a importância de cada um deles para o desenvolvimento futuro do país. “Muitos participantes das edições anteriores, dado o seu currículo e potencial, procuram graduação no exterior. Isso é louvável, dado o mérito do aluno. No entanto, queremos criar em cada um deles a consciência de que o Brasil é um país em desenvolvimento e que necessita muito de bons futuros líderes, como eles.”, afirma Gregório.

EFC-13-2A segunda novidade da EFC 2013 foi trazer ainda mais conceitos e conteúdos de Física contemporânea. Mesmo que na programação das edições anteriores tais temas tenham sido incluídos, a ideia é dar mais força e, sobretudo, espaço para os temais atuais da Física que, de acordo com os coordenadores deste ano, ocupa pelo menos 50% cronograma, inclusive no que se refere à parte prática. “O público da EFC tem mais interesse nos temas contemporâneos de Física e, a maioria deles, só consegue ver isso de maneira bem superficial no ensino médio, isso quando veem. Então, tentamos incluir isso na Escola com mais peso este ano”, conta Sérgio.

Com todas essas novidades, o objetivo principal dos coordenadores é mostrar aos alunos a Física em suas várias facetas, inclusive quando trabalhada em conjunto com outras áreas, como a biologia, engenharia, computação, medicina etc.

Ainda sobre esse assunto, Sérgio também faz uma consideração e conta que o grande objetivo da EFC, além de entusiasmar os alunos para a Física, é transmitir sua importância de modo geral na sociedade e atrair talentos para as áreas relacionadas a ela. “Queremos mostrar aos participantes a importância que a Física e o IFSC tiveram e ainda têm no contexto econômico e cultural do país. Independentemente da carreira profissional que os alunos irão escolher, queremos que tenham uma visão positiva da Física e da Ciência, de um modo geral. Isso também é parte da motivação da EFC deste ano”.

Das 30 vagas oferecidas para EFC deste ano, já existem inscritos dos quatro cantos do país, incluindo estudantes da Belo Horizonte, Joinville, Fortaleza, Brasília, Feira de Santana etc. Ao que parece, muitos estão dispostos a viajar centenas de quilômetros para mergulhar no mundo da Física em mais uma edição da Escola. E, ao que tudo indica, o longo trajeto valerá a pena.

Para acessar o site oficial da EFC 2013, clique aqui.

24 de maio de 2013

Escola de Física Contemporânea 2013