8 de novembro de 2013

eScience: dos dados ao conhecimento

IMG_1621No âmbito do Programa Colloquium diei, decorreu no 8 de novembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, a palestra intitulada eScience: dos dados ao conhecimento, ministrada pelo Prof. Roberto M. Cesar Jr., do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Em sua apresentação, o docente abordou alguns conceitos ligados à eScience, que além de combinarem pesquisa avançada em computação e em modelagem matemática, a qual permite acelerar estudos em outras vertentes do conhecimento, como, por exemplo, nas áreas de ciências exatas, humanas e artes, envolve a chamada computação centrada em dados, que busca soluções para gerenciar grandes volumes de dados produzidos por experimentos científicos.

Antes de finalizar sua palestra, o professor também aproveitou para discutir algumas das pesquisas que estão em andamento no seu grupo – Núcleo de Pesquisa em Science da USP -, que integra aproximadamente vinte docentes das diversas unidades da Universidade, incluindo o IFSC.