14 de novembro de 2013

Equipe do IFSC vence na categoria de Ciências Exatas

A equipe do IFSC, que participou recentemente na Olimpíada USP do Conhecimento, sagrou-se vencedora na categoria de Ciências Exatas, com o trabalho denominado Nova geração de tokens de segurança bancários.

O grupo do IFSC, constituído por docentes, alunos e técnicos, apresentou uma proposta que visa aumentar o nível de segurança das transações bancárias, unificando os conceitos de token e de cartão de débito/crédito, além de integrar parte da funcionalidade das famosas máquinas de cartão no próprio dispositivo, que fica em posse do usuário.

Agora, a equipe irá desenvolver um projeto considerando aspectos multidisciplinares, tais como segurança, ergonomia e eficiência. O resultado final será um dispositivo USB baseado em um microcontrolador de baixo custo, capaz de confirmar transações apresentadas ao usuário utilizando um mecanismo de chaves públicas de curva elíptica. Para permitir demonstrações práticas, o dispositivo será compatível com a moeda criptográfica Bitcoin, que pode ser utilizada em transações reais.

O foco da aposta da equipe do IFSC visa combater as fraudes bancárias pela Internet, que estão cada vez mais avançadas, sendo que os tokens, antes vistos por alguns como dispositivos de proteção infalíveis, mostram-se insuficientes. O projeto Nova geração de tokens de segurança bancários aborda, exatamente, esta questão.

A equipe do IFSC, composta por docentes, alunos e técnicos do Instituto, foi coordenada pelo Prof. Dr. Carlos Antonio Ruggiero, tendo como integrantes Alfredo Antonio Alencar Exposito de Queiroz, André de Freitas Smaira, Antenor Fabbri Petrilli Filho, Prof. Dr. Attilio Cucchieri, Daniel Marchini Haddad, Felipe Ferreira, Gabriel Camoese Salla, Heitor Pascoal de Bittencourt, José Teixeira da Silva Júnior, Krissia de Zawadzki, Lucas Eduardo Visolli Sala, Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, Paulo Matias, Thereza Cury Fortunato e Vinícius Henrique Auríchio.

GRUPO_FSICA

A Olimpíada

O grande propósito da Olimpíada USP do Conhecimento foi despertar a paixão pela ciência, lançando o desafio para apresentação de trabalhos envolvendo docentes, pesquisadores, servidores, alunos de graduação e pós-graduação , sendo que, segundo o Comitê de Avaliação do evento considerou que a grande maioria dos trabalhos apresentados trouxe importantes resultados e contribuições.

Para acessar informações complementares sobre este evento, clique AQUI e AQUI .