15 de abril de 2015

15th Biennial International Photodynamic Association Congress

No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Luz, que decorrerá ao longo de 2015, a International Photodynamic Association* realizará, entre os dias 22 e 26 de maio, no Belmond Copacabana Palace Hotel, Rio de Janeiro, o 15th Biennial International Photodynamic Association Congress – IPA 2015. Os docentes Vanderlei S. Bagnato, Cristina Kurachi, Lilian T. Moriyama, Natália M. Inada e Sebastião Pratavieira, do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF-IFSC-USP), integram o comitê local do evento, sendo que Vanderlei Bagnato e Cristina Kurachi foram escolhidos como Conference Chair e Conference Co-Chair do encontro que ocorrerá em conjunto com o SPIE Biophotonics South America (2015).

O congresso, cujo público-alvo se constitui em pesquisadores e estudantes, discutirá os fundamentos da terapia fotodinâmica (PDT, na sigla em inglês), novos fotossensibilizadores, modelos experimentais, controle microbiológico, técnicas combinadas, PDT no campo da odontologia moderna e no da oncologia, fototerapia, entre outros temas.

Já estão confirmados como palestrantes do IPA 2015, os  seguintes docentes e pesquisadores: Brian C. Wilson (University of Toronto, Canadá), Brian Pogue (Dartmouth College, Estados Unidos), Beatrix Sabóia Zink (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), Gang Zheng (University of Toronto, Canadá), Laurence Raehm (Institut Charles Gerhardt Montpellier, França), Mauricio Baptista (Universidade de São Paulo, Brasil), Mladen Korbelik (The University of British Columbia, Canadá), Moyses Nussenzveig (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Patrick Ross (The Ohio State University, Estados Unidos), Ron Allison (21st Century Oncology, Estados Unidos), Serge Mordon (French Institute of Health and Medical Resarch, França), Sharmila Anandasabaphathy (Baylor College of Medicine, Estados Unidos), Silvia Nunez (Universidade de São Paulo, Brasil), Stefan Andersson-Engels (Lund University, Suécia), Tayyaba Hasan (Harvard Medical School, Estados Unidos) e Theresa Busch (University of Pennsylvania, Estados Unidos).

Para mais informações sobre o congresso, acesse AQUI.

*Fundada em 1986, a International Photodynamic Association é formada por médicos e cientistas que atuam em pesquisas envolvendo terapia fotodinâmica e foto-diagnóstico (PD, na sigla em inglês). Seu objetivo é promover o estudo de diagnóstico e tratamento usando luz e fotossensibilizadores, colaborando com a comunidade médica e, inclusive, com o público em geral.