29 de fevereiro de 2012

Entrega dos “Prêmios Horácio Carlos Panepucci e Paulo Freire – 2011”

Integrada na “Semana de Recepção aos Calouros”, decorreu no dia 28 de fevereiro, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a cerimônia de entrega dos “Prêmios Horácio Carlos Panepucci e Paulo Freire” referentes ao ano de 2011, um evento que já se tornou habitual no IFSC, onde os alunos homenageiam seus mestres.

mesa

A Mesa de Honra desta cerimônia foi composta pelo Vice-Diretor do IFSC, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz, Coordenadora da Comissão de Licenciatura em Ciências Exatas, Prof. Dr. Otávio Thiemann, Coordenador da Comissão do Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, Prof. Dr. Luís Gustavo Marcassa, Coordenador da Comissão de Bacharelado em Física, o Prof. Dr. Gonzalo Travieso, Coordenador da Comissão de Bacharelado em Física Computacional, o Vice-Diretor do IQSC – Instituto de Química de São Carlos, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, e a Profa. Dra. Renata Pontin Fortes, em representação do diretor do ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

apresentadores

Na abertura do evento, coube aos professores Esther de Almeida Prado e Tito Bonagamba, traçarem uma retrospectiva das personalidades que dão seus nomes aos referidos prêmios, na circunstância, Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores da história brasileira, e Horácio Carlos Panepucci, personalidade ímpar do IFSC-USP.

tito

Quanto às premiações, elas foram divididas por cursos, sendo que os professores homenageados foram eleitos, pelos alunos, através de votação que decorreu no final do segundo semestre de 2011.

Homenageados:

Prêmio Paulo Freire – Professores Cibelle Celestino Silva, Esther Almeida Prado, Herivelto Borges Filho, Irene Ignazia Onnis (eleitos pelos alunos de Licenciatura em Ciências Exatas, que ingressaram nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011).

Prêmio Horácio Carlos Panepucci – Professores Lidério Ioratti Júnior, Eduardo Ribeiro de Azevedo, Luís Gustavo Marcassa, Leonardo Paulo Maia (eleitos pelos alunos de Bacharelado em Física, que ingressaram nos anos de 2008, 2009 e 2010); Professores Cláudio José Magon, Lino Misoguti, Paulo Barbeitas Miranda, Luiz Antonio de Oliveira Nunes, Roberto Luiz Haiduke (eleitos pelos alunos de Ciências Físicas e Biomoleculares, que ingressaram nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011);

reynaldo

Professores Gonzalo Travieso, Reynaldo Pinto, Carlos Antonio Ruggiero, Luiz Vitor de Souza Filho, Luiz Nunes de Oliveira (eleitos pelos alunos de Bacharelado em Física Computacional, que ingressaram nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011);

Prêmio Especial Horácio Carlos Panepucci – Professor Cléber Renato Mendonça e a funcionária Edvane Mariza Cavallaro.

No final da cerimônia, os alunos entregaram símbolos de reconhecimento aos membros da Mesa de Honra e procederam à leitura de um texto da autoria de Felipe Drummond, em homenagem a todos seus mestres:

HOMENAGEM AO PROFESSOR – por Felipe Drummond, adaptada.

Professor é uma dessas espécies raras, quase esquisitas. Apesar de eles não serem todos iguais, obviamente, há um curioso ponto em comum: são professores, coisa que vem do coração e corre no sangue com força.

Ser professor não é ofício para qualquer um. É preciso ser desdobrável e assumir diferentes facetas diante das mais diversas situações. Tem momento pai ou mãe: bronca e reclamação. Tem momento avó, o de passar a mão na cabeça. Tem momento irmão mais velho: estimula a zona, mas depois quer terminá-la. Tem momento psicólogo: ouve com paciência todos os problemas de seus alunos e ainda os aconselha. Tem momento palhaço, com riso e gargalhada. Tem momento programa de auditório, em que a estrela ofuscada se revela. Professor tem até seu momento aluno, afinal, construir conhecimento é via de mão dupla. E entre muitos, inumeráveis momentos, por que não citar também o momento linear, o angular, o de dipolo, e ainda o blue moment.

Professor também sofre um bocado. Quantas vezes precisam pedir silêncio para mais de trinta bocas falantes e desesperadas? Quantas vezes precisam conviver com gente dormindo em sala de aula? Quantas vezes gritam mais do que podem, dizendo que não são nossas babás? Quantas vezes se estressam conosco, porque nem sempre entendemos que entre professor e aluno não deve haver disputa, mas sim parceria? Isso sem falar nas muitas aulas, nas

muitas provas para fazer e corrigir… É verdade que são muitos os ossos do ofício, mas ainda maior é a perseverança de nossos mestres.

Mas professor faz muito mais do que ensinar… Professor abre caminhos, oferece possibilidades. Mais do que tudo, professor inspira. Não é preciso refrescar a memória para sabermos que não foram poucos os professores que passaram por nossa história. E muitos ainda passarão. Certamente, cada um deles deixou ou deixará alguma marca em nossas vidas. Trabalhando com empenho e honestidade, cabe-nos retribuir todo esse esforço e essa dedicação que nos foram devotados.

Afinal, em um futuro próximo será a hora de colhermos os frutos que semeamos por muito tempo com a participação indispensável de nossos mestres.

Por fim, deixamos aqui o nosso pedido de desculpas por nossas displicências e escorregadas, e também colocamos o nosso mais sincero agradecimento a esses homens e mulheres que dedicam o tempo e o coração a esse trabalho de louvor e que, mesmo enfrentando diversas dificuldades nessa caminhada, ainda são capazes de dizer, em ar de confissão e com os olhos brilhando, que jamais fariam na vida outra coisa que não ser professor. Não há como negar: magistério é ofício majestoso.

Muito obrigado.