17 de abril de 2015

Engenharia de cristais será tema de destaque em palestra

cristalografiaDecorrerá no dia 27 de abril, pelas 15h30, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a palestra intitulada Crystal Engineering of Task-Specific Materials, que será apresentada pelo Prof. Michael J. Zaworotko, da University of Limerick, Irlanda. Na ocasião, o docente discutirá como a engenharia de cristais pode ser aplicada no desenvolvimento racional de fármacos e de materiais porosos. Essas duas áreas são de extrema importância nos dias atuais, considerando a grande quantidade de medicamentos veiculados na forma de dosagem sólida (comprimidos, cápsulas, etc.) e a preocupação com a poluição do meio-ambiente.

O crescimento da Engenharia de Cristais, ocorrido nos últimos 20 anos, coincidiu com avanços na capacidade de determinação de estruturas cristalinas. O acesso à base de dados estruturais da Cambridge (CSD) permitiu aos cientistas grande progresso na habilidade de compreensão e controle dos processos de associação entre moléculas no estado cristalino. Dentre os materiais desenhados com o intuito de possuírem funções específicas, destacam-se os materiais farmacêuticos, em especial os co-cristais, e os materiais híbridos porosos.

Outro tópico que será abordado na palestra de Michael é a qualidade dos medicamentos produzidos, que se tornou um dos grandes problemas na área de saúde pública. Muitos princípios ativos podem sofrer alterações estruturais/físicas, que culminam em perda ou potencialização dos efeitos farmacológicos, sendo que a formação de co-cristais apresenta-se como estratégia na resolução desse problema. Nesse caso, por meio da engenharia de cristais, é possível selecionar moléculas seguras para uso em formulações farmacêuticas que, ao interagirem com o princípio ativo, modificam, estabilizam e modulam suas propriedades e/ou minimizam alterações indesejáveis, tornando o medicamento mais eficaz na maior parte das vezes.

Além disso, em seu seminário, o docente falará sobre os materiais híbridos porosos que são constituídos por metais coordenados com ligantes orgânicos e inorgânicos. Se bem planejados, os poros resultantes do processo de cristalização entre estes compostos, podem ser de extrema utilidade no desenvolvimento racional de filtros para absorção de gases, separação/purificação de gases e/ou solventes, liberação controlada de fármacos, etc. Embora ainda seja desafiador poder prever quais propriedades fisioquímicas os novos compostos irão apresentar, é fato que os mesmos têm se destacado como alternativas e funcionalidades promissoras nas várias áreas do conhecimento.

O Prof. Michael Zaworotko obteve seu Michaelbacharelado no Imperial College London, Reino Unido, e o pós-doutorado na University of Alabama, Estados Unidos. Hoje, ele atua na área de engenharia de cristais, sendo editor associado da revista científica Crystal Growth & Design, da ACS Publications. Além disso, Michael tem aproximadamente 350 artigos publicados em revistas.

Sediada na Irlanda, a University of Limerick integra os departamentos de artes, humanidades e ciências sociais; educação e ciências da saúde; ciência e engenharia; e economia. Atualmente, a instituição, que conta com mais de 11 mil estudantes, mantém relações com indústrias nacionais e internacionais, viabilizando oportunidades de estágios para seus alunos.

(Foto do palestrante: Arquivo pessoal)