16 de maio de 2011

Encontro discutiu os progressos da produção de novos biocombustíveis

Para dar continuidade e, principalmente, progresso às pesquisas que estudam a produção de novos biocombustíveis, o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Igor Polikarpov, reuniu-se com seus colaboradores, tanto do Brasil, quanto da União Europeia, no II Workshop CeProBio/SUNLIBB, realizado entre 9 e 12 de maio, em São Pedro (SP).

Os encontros, que reúnem os pesquisadores dos dois continentes, acontecem duas vezes ao ano e tem a intenção primeira de trazer uma troca de ideias e, sobretudo, conhecimento entre os colaboradores e participantes dos projetos. “Temos encontros periódicos, sempre alternando os locais entre Brasil e União Europeia, para trocar ideias e atualizar os resultados conseguidos. Temos oito subprojetos e os pesquisadores da UE têm nove”, conta o docente.

As discussões vão desde o estudo primário das plantas que serão usadas como matéria-prima até o ciclo final, em que essas plantas serão transformadas nos novos biocombustíveis. “Os estudos conduzidos aqui se referem ao funcionamento da hidrólise enzimática indo além, pois queremos essa produção tanto em escala laboratorial, como industrial. Nesse projeto, estudamos tanto os processos de produção, como também os impactos ambientais e sociais que essa produção pode causar”, esclarece Igor. “Foi um encontro muito produtivo e os pesquisadores da UE já estão bem adiantados em alguns pontos do estudo. Nós, do Brasil, já fizemos um progresso muito grande, demonstrando que podemos utilizar coquetéis enzimáticos produzidos em nosso laboratório. O progresso de nosso lado pode ser comparado com o progresso obtido do lado da União Europeia”, afirma.

No último encontro, Igor conta que a apresentação de diversos tipos de biomassa analisadas pelos pesquisadores europeus, aliada à preocupação de impactos econômicos e ambientais que podem ser causados por elas, ganhou destaque no encontro. “Os participantes desse workshop foram os coordenadores da pesquisa, junto a seus colaboradores. Tentamos reunir um número limitado de pessoas, pois foi um evento de troca científica e, com menos pessoas, é possível trabalhar de uma maneira mais pessoal e direta, permitindo troca de informações e um trabalho mais focado”, esclarece o docente.

O próximo encontro já tem data marcada para setembro deste ano, e será realizado em Cambridge (Inglaterra). “Esperamos que, até lá, já tenhamos novos resultados e progressos nessa pesquisa para serem discutidos”, finaliza Igor.

Data: 16 de maio