26 de novembro de 2013

Encontro discutiu avanços em nanobiotecnologia

Entre os dias 17 e 20 de novembro, ocorreu o 4º Encontro Anual da Rede Nanobiotec-Brasil, evento que reuniu representantes de 18 instituições de pesquisa brasileiras para discutir os avanços, benefícios e riscos na área de nanotecnologia aplicada à saúde e agronegócios. O evento faz parte das atividades da rede Nanobiomed/Capes, coordenada pela docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Yvonne Mascarenhas.

NanobiotecnologiaNa Reunião, sediada este ano em Águas de São Pedro (SP), estiveram presentes cerca de 70 pesquisadores e todos tiveram a oportunidade de expor os resultados de pesquisa alcançados por suas instituições durante o ano de 2013, além de traçar novos objetivos e desafios da área para 2014. “O evento ocorreu no formato de workshop, com apresentações temáticas dos grupos de pesquisa participantes. Tivemos, também, reuniões, nas quais foram apontados os avanços e novidades nos estudos da Rede, além de novas colaborações firmadas entre as instituições de pesquisa e empresas”, conta o docente IFSC e vice-coordenador da Rede Nanobiomed, Valtencir Zucolotto.

O docente destaca que o aspecto colaborativo foi um dos fatos evidenciados no Encontro, uma vez que nenhum trabalho é desenvolvido isoladamente. Outro ponto destacado por Zucolotto refere-se ao aumento do número de patentes depositadas e convênios firmados com empresas. “Um grupo de pesquisa liderado pela Universidade Federal do Piauí [UFPI] conseguiu uma grande aproximação com empresas no setor de fármacos e cosméticos ativos, ou seja, no desenvolvimento de novas moléculas vegetais para aplicação cosmética e farmacêutica”, relembra.

No que se refere a projeções futuras, ele conta que um livro deve ser lançado no próximo ano, de autoria dos pesquisadores participantes da Rede, com uma coletânea de textos sobre nanobiotecnologia, bem como a descrição dos avanços conseguidos pela Rede até o momento.

Sobre a Rede

A Rede Nanobiotec-Brasil é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O IFSC é uma das instituições que fazem parte da Rede, que foi inaugurada em 2009, com término previsto para agosto de 2014. A CAPES já estuda a possibilidade de renovação do programa que, até o momento, já teve um investimento superior a R$70 milhões.