8 de abril de 2011

Encontro discute perspectivas da Computação Quântica

O Colóquio IFSC desta semana foi um evento especial. Realizado nesta sexta-feira, 8, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do IFSC, o Colóquio contou com a apresentação do pesquisador Rainer Blatt, do Instituto de Física Experimental da Universidade de Innsbruck (Áustria) e do Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica da Academia de Ciências Austríaca. O pesquisador, que foi o primeiro cientista cuja equipe conseguiu teletransportar átomos (o que significa transportar a informação quântica de um átomo para outro de uma maneira controlada) e criar um byte quântico, superlotou o Auditório e congregou pesquisadores de várias áreas de pesquisa e de vários países, já que boa parte do público que estava presente no Instituto para acompanhar a programação da Escola São Paulo de Ciência Avançada se interessou pela palestra e juntou-se aos alunos de graduação e pós-graduação do IFSC para assisti-la.

O pesquisador nomeou sua apresentação “Quantum Computer – Dream and Realization” (ou “Computador Quântico – Sonho e Realização”). A Computação Quântica vem, desde o início dos anos 80, fascinando profissionais da área devido à possibilidade de velocidade e eficiência do processamento de dados, considerada a maior vantagem do desenvolvimento de seus estudos. “Já há muitos anos sabe-se das vantagens de usar procedimentos mecânicos quânticos em processamentos computacionais, e é por isso que estamos tomando responsabilidade por este grande desafio que é a construção de um computador quântico”, afirma Blatt. Neste sentido, seria necessário, entre tantos outros fatores, implementar bits quânticos (qubits) e desenvolver algaritmos quânticos, assuntos de que o pesquisador tratou com clareza durante sua fala.

Além de enfatizar estes aspectos, Blatt explicou o experimento que usa para ilustrar a maneira quântica de fazer computação. “Eu trabalho com átomos aprisionados em armadilhas de íons, utilizando raios laser para manipulá-los e controlar a informação quântica ali contida”, explica ele. Este procedimento é pioneiro e ganhou uma grande posição de destaque no meio acadêmico, situando Blatt entre os maiores nomes que se dedicam à investigação de processamento de informação quântica, da metrologia quântica e da espectroscopia de precisão.

Multidisciplinaridade

“Todas as operações computacionais envolvem processos físicos”, afirma Blatt. E estes processos físicos são de naturezas diversas, sendo pertinente, portanto, a várias áreas de investigação dos cursos existentes no IFSC. A Computação Quântica surgiu a partir de uma junção de conceitos da teoria da computação com conceitos de Mecânica Quântica, e por isso o estudo desta área pode ser útil para entender mais profundamente princípios gerais de ambas as áreas. Fica fácil entender, assim, a superlotação do ambiente, o grande interesse de alunos, a variedade de público presente e as grandes expectativas desta área de pesquisa.

Data: 08 de abril