Notícias

1 de agosto de 2011

Encerramento da segunda edição contou, novamente, com presença de pais dos participantes

EFETec-11

Alegria somada a uma boa dose de satisfação. Com esse clima foi encerrada a 2ª edição da Escola de Física para Escolas Técnicas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) nesta última quinta-feira, 28 de julho.

Tendo como atividade final a apresentação de seminários por todos os participantes da Escola, tratando dos mais variados temas da Física, a atividade tomou toda manhã e foi responsável por lotar o anfiteatro azul do prédio de Laboratórios de Ensino de Física (LEF), no qual pais, alunos, professores e alguns curiosos prestigiaram tanto a apresentação dos seminários, quanto a premiação, ocorrida na sequência.

EFETec-12“Atividades como essa são muito importantes, pois dão chance a eles [participantes] desenvolverem ainda mais seus conhecimentos. Deveriam existir mais coisas como essa”, elogia Edna, mãe de Gabriel Martins do Santos, aluno da ETEC “João B. L. Figueiredo” (Mococa-SP).

Gabriel demonstra o mesmo entusiasmo. “Gostei muito das aulas de óptica. Nunca tínhamos visto algo assim!”, diz. Mesmo decidido a seguir carreira na engenharia mecatrônica, Gabriel conta que a Escola lhe trouxe uma nova visão sobre a ciência. “Eu achava que a física fosse algo bem pacato, mas é muito interessante, com muitas áreas de trabalho possíveis”.

A mesma opinião é compartilhada por Felipe Renan da Cruz Rocha, aluno da ETEC “Salles Gomes” (Tatuí). Embora sem ter definido sua carreira, admite que a Escola, certamente, terá influência sobre ela. “Tínhamos uma visão e, depois dessa experiência, essa visão ficou totalmente diferente, o que influencia muito”. Sobre a melhor parte da Escola, ele destaca a preparação dos seminários. “Apesar de ter sido muito corrido, é a hora que temos o apoio de todos os professores, monitores e parceiros de grupo. Essa relação foi muito legal para desenvolver um bom seminário”.

EFETec-13Os pais de Felipe, que também prestigiaram o encerramento da EFETec, ficaram tão surpresos e satisfeitos quanto o filho. “Estou encantado com esse projeto! Muito bonito e muito importante. Mostrou-nos que a educação oferecida aos alunos, aqui, é realmente tão boa como ouvimos falar. Felipe tem todo nosso apoio, caso escolha a física como carreira”, elogiou Airton, pai do aluno.

Depois da apresentação dos dez seminários, a comissão avaliadora, composta pelos docentes, Antonio Carlos Hernandes, Daniel Vanzella, Eduardo Azevêdo, Leonardo Maia e José Fabian Schneider, premiou grupos e alunos.

EFETec-10

 

Sobre a EFETec, Hernandes, docente e diretor do IFSC, e principal idealizador do projeto, quando questionado sobre as diferenças entre a segunda e primeira edição (realizada em março deste ano), afirma que ambas foram bem-sucedidas. “Houve uma mudança no nível dos alunos, pois na primeira edição adotamos um critério diferente de escolha, mas a maioria deles atendeu nossas expectativas e o mais importante é o amadurecimentos que verificamos nos participantes”. Sobre a influência exercida nos alunos para escolha da carreira, Hernandes esclarece: “Como a física é nossa carreira, ficamos muito felizes se os alunos também a escolhem. Mas, a ideia principal é permitir ao aluno que ele tenha uma boa qualificação para saber o que fazer na área de exatas. Ele passa a conhecer nossos cursos e ter uma ideia mais clara do que se faz em ciências exatas. Se ele fará física ou engenharia é uma opção que deixamos em aberto”, finaliza.

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..