7 de julho de 2023

Empresa de São Carlos faz homenagem a pesquisador do IFSC/USP pela sua contribuição à sociedade

Vanderlei Bagnato recebe a homenagem ladeado por Patrícia Bereta e Márcio

“Trabalhar pela ciência, torna o homem cada vez melhor e conhecer seu mundo e o relacionamento entre as coisas e as pessoas faz com que sejamos capazes de cada vez mais interferir para o bem e para o progresso”. Quem afirma é o docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Vanderlei Bagnato, ao ter sido surpreendido com uma pequena homenagem feita por uma empresa são-carlense.

Apesar da pesquisa cientifica ocorrer dentro dos laboratórios especializados contidos nas universidades e em diversos outros lugares, seus resultados chegam na sociedade e na maioria das vezes fazem a diferença. É de interesse da sociedade ter entidades fortes de pesquisa, pois o retorno é certo e eficaz.

A USP é ciente destes fatos e, por isto, procura manter um estreito vinculo com a sociedade brasileira e, em especial, com a sociedade local onde está instituída. Este é certamente o caso do Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica (CEPOF), que além de realizar pesquisa na fronteira do conhecimento, também realiza diversos trabalhos com empresas, procurando melhorar seus produtos e trazer novas tecnologias que ajudem as empresas a contribuir para resolver muitos dos problemas que afligem a sociedade. Em geral, este relacionamento é proveitoso e de mútuo benefício.

Recentemente, através de uma série de projetos, uma empresa local teve a oportunidade de desenvolver microscópios cirúrgicos e odontológicos de precisão que estão agora disponíveis no mercado, auxiliando muitos profissionais a darem seu melhor para cuidarem de nossos cidadãos. A boa prática de um profissional é cada vez mais dependente de instrumentos apropriados e de alto conteúdo tecnológico. Os microscópios da Empresa ALLIANCE, localizada na cidade de São Carlos, é um exemplo de cooperação entre a Universidade e o setor produtivo.

Apesar de ser rotina do CEPOF a cooperação com empresas, recentemente o Prof. Vanderlei Bagnato foi surpreendido com uma homenagem inesperada em sua sala. Em pleno sábado de manhã, após terminar as habituais reuniões com os alunos, na porta de sua sala estavam os representantes da empresa ALLIANCE com uma caixa e disseram ao referido professor: “Hoje não viemos buscar nada da USP, viemos retribuir através de uma pequena homenagem, o muito que o professor tem feito pela nossa empresa”. No ato, entregaram ao professor Bagnato uma placa personalizada com os dizeres: “Doar conhecimento a favor da ciência e do bem da saúde humana é uma dádiva divina, Gratidão Professor Vanderlei Bagnato por toda ajuda e por sempre acreditar em nós”.

Surpreso com tal homenagem inesperada, Bagnato recebeu com orgulho a homenagem e fez questão de nos relatar o corrido. “Ter o reconhecimento de colegas cientistas é comum na academia, mas ter reconhecimento espontâneo de empresas com as quais trabalhamos é novo para mim e demonstra que estamos no caminho certo na evolução do conhecimento, mas também com a devida responsabilidade social e econômica para com o país”  relata Bagnato, acrescentando. ”Não trabalhamos para ser homenageados e nem realizamos este trabalho sozinhos; sempre temos um batalhão de pessoas juntoa nós, mas  esta homenagem  tem um significado especial. Estamos de fato embebidos com a sociedade”.

Bagnato faz questão de dizer que tal homenagem é de fato ao IFSC/USP e a todos que nele trabalha, em especial ao Centro de Ótica.  Apesar de achar que faz tudo que faz por obrigação de oficio e compromisso com a sociedade, Bagnato agradece o ato e diz que espera contribuir mais para as empresas com as quais realiza projetos de colaboração e conclui “Avançar o conhecimento é bom para a humanidade, mas contribuir com uma nova tecnologia que ajuda a saúde é bom para cada cidadão”.

A USP e em especial o IFSC/USP tem suas portas abertas para a cooperação e desenvolvimento de parcerias que tornam nossas empresas cada vez mais fortes, contribuindo para o bem de todos. Aos donos da ALLIANCE, Márcio e Patrícia, nossos agradecimentos pela sensibilidade em reconhecer que parcerias como esta fazem a diferença e devem ser cada vez mais frequentes, tanto na vida das empresas quanto na vida da própria Universidade.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP