Laboratórios abertos à sociedade – IFSC/USP promove imersão no mundo da Física Quântica e celebra o “Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica”

No último dia 25 de junho, durante o período da tarde, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) transformou seus Laboratórios de Física Moderna em verdadeiros centros de descoberta e encantamento científico, ao realizar o evento “Casa Aberta IFSC/USP – Física Quântica em Ação”. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, teve como missão […]

Laboratórios abertos à sociedade – IFSC/USP promove imersão no mundo da Física Quântica e celebra o “Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica”

No último dia 25 de junho, durante o período da tarde, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) transformou seus Laboratórios de Física Moderna em verdadeiros centros de descoberta e encantamento científico, ao realizar o evento “Casa Aberta IFSC/USP – Física Quântica em Ação”. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, teve como missão […]

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Falecimento do Prof. Dr. Rogério Cantarino Trajano da Costa (IFSC/USP)

É com pesar que o IFSC/USP comunica o falecimento do Prof. Dr. Rogério Cantarino Trajano da Costa.

O velório ocorrerá hoje (04/07) no Grupo SINSEF (Av. Salgado Filho, 289 – Vila Marina) das 11h às 15h, seguindo-se o sepultamento.

Com consternação, o IFSC/USP endereça as sentidas condolências à família e amigos.

Diretoria do IFSC.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC/USP faz chamada de pacientes diabéticos (Tipo-2) para tratamento ILIB

Kellen Gussi – pesquisadora do IFSC/USP

O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP) está iniciando uma chamada de pacientes diabéticos (Tipo-2) para um projeto de tratamento com ILIB (Intravascular Laser Radiation of Blood), ou seja, irradiação de laser de modo intravascular com o objetivo de atingir o sangue – processo não invasivo.

A aplicação é feita através de um fixador extracorpóreo que direciona a radiação de um laser com luz vermelha para a artéria radial, tendo como objetivo controlar mais acentuadamente o diabetes Tipo-2 e, com isso, melhorar a imunidade, a qualidade do sono e o controle da pressão arterial, combater doenças respiratórias, inflamatórias e doenças que causam alterações cardiovasculares, prevenir o envelhecimento intrínseco do corpo humano, protegendo o núcleo das células onde se encontra o DNA.

Esta chamada é dirigida a pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com diabetes controlado, não sendo permitida a inclusão de pacientes com histórico oncológico, feridas abertas, fraturas, hematomas, infecções e amputados ou com deficiência bilateral dos membros inferiores.

Este tratamento experimental será executado pela pesquisadora do IFSC/USP, Kellen Gussi, sob a supervisão do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, e com a coordenação do pesquisador Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior. “A ILIB já é uma técnica muito antiga, feita através de punção na artéria radial, sendo que atualmente essa técnica é feita de forma indolor. Este projeto de pesquisa irá utilizar um equipamento desenvolvido no IFSC/USP, tendo em consideração que só poderão se inscrever pacientes que tenham seu diabetes perfeitamente controlado, sublinhando que todos eles deverão continuar a administração de insulina – se for o caso – e a sua medicação, atendendo a que este tratamento complementar não as substitui. Sublinhe-se que esta técnica de ILIB deverá melhorar a qualidade de vida dos pacientes Os pacientes que vivem com diabetes descontrolado, com valores de 300, 400 ou 500, deverão obrigatoriamente ser monitorados pelos médicos”, sublinha Kellen Gussi.

Este projeto de pesquisa acolherá até 80 pacientes, compreendendo dez sessões com a duração aproximada de 15 minutos cada uma, duas vezes por semana.

Os interessados em fazer parte desta pesquisa deverão contatar a Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SCMSC) através do telefone (16) 3509-1351.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

ICMC/USP publica nota de pesar pelo falecimento da professora emérita Maria Aparecida Soares Ruas

Professora do ICMC desde 1981, ela era uma reconhecida liderança na área de pesquisa em matemática, participando especialmente no estudo da Teoria de Singularidades

Com grande pesar, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, comunica o falecimento da professora emérita Maria Aparecida Soares Ruas, ocorrido no dia 30 de junho, aos 77 anos. Carinhosamente conhecida como Cidinha, ela se tornou docente do ICMC em 1981, onde fez mestrado e doutorado, tornando-se uma referência na matemática brasileira, com atuação destacada na área de pesquisa de Teoria de Singularidades .

“Hoje foi um dia muito triste para o ICMC. Perdemos uma pessoa muito querida, pela sabedoria, postura e gentileza”, lamentou o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, diretor do ICMC. “Mas, ao mesmo tempo em que ficamos muito tristes, ficamos muito gratos, pela oportunidade que tivemos de conviver e aprender com a Cidinha”, completou.

Reconhecida liderança na área, a professora era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Comitê de Avaliação de Matemática e Estatística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, era sócia fundadora e integrava a diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática . Recentemente, em janeiro, foi recebido o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA). Em dezembro do ano passado, foi eleito membro titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Com mais de 80 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, Cidinha participou da produção de cinco livros, e orientou alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. No ICMC, ocupou diversas cargas de liderança como chefe do Departamento de Matemática, presidente da Comissão de Pós-Graduação (em duas gestões), além de ter sido vice-diretora.

O impacto de sua atuação na matemática brasileira vai muito além da pesquisa, refletindo-se em seu compromisso com a formação de novas gerações e na internacionalização da ciência. Quem teve a oportunidade de conhecer-la confirmou que seu legado continuará para sempre vivo.

“A interação com os estudantes é do que mais gosto, sejam eles da graduação, pós-graduação ou até mesmo aqueles que já se formaram e ainda entram em contato. Aprendo com eles todo dia”, disse a professora em uma das muitas entrevistas que concedeu.

A Diretoria do ICMC se solidariza com a família e amigos neste momento de dor e informa que decretou luto oficial por três dias no Instituto. O velório será realizado nesta terça-feira, dia 1º de julho, a partir das 10h30, no Velório Municipal Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos. O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 14h30, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, também em São Carlos.

(Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP)

A diretoria e toda a comunidade do IFSC/USP junta-se às manifestações de pesar pelo falecimento da Profª Drª Maria Aparecida Soares Ruas, endereçando à família e amigos, bem como ao ICMC/USP, os mais sentidos pêsames.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

“Programa Vem Saber” (IFSC/USP) recebe a visita de quarenta professores da região de José Bonifácio (SP)

Experimentos de baixo custo

Para além de desenvolver atividades de difusão científica para estudantes e gestores de escolas de ensino médio, principalmente com o intuito de criar oportunidades para que os alunos transformem sonhos em realização pessoal e profissional, desde 2022 que o “Programa Vem Saber”, do IFSC/USP, se dedica também, de forma organizada e sistemática, a um projeto de formação continuada de professores da rede pública estadual – matemática, química, biologia, ciências do ensino fundamental e, prioritariamente, para os professores de física – através de um formato de orientação técnica com formações de oito horas de duração. Os coordenadores dessas orientações já tiveram a oportunidade de atender diversas regiões onde as mesmas ocorreram, por meio de parcerias estabelecidas com as diretorias regionais de ensino.

No passado dia 12 de junho, o “Programa Vem Saber” recebeu em suas instalações localizadas no Conjunto de Apoio Didático (Área-2 do Campus USP de São Carlos) cerca de quarenta professores pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio (SP), que abrange dezenove cidades. “Foi a terceira vez este ano que o “Vem Saber” organizou esta formação em sua sede, aqui na USP de São Carlos, favorecendo as vivências e experiências dos professores para que tudo isso contribua em suas atividades desenvolvidas em salas de aula”, sublinha o Prof. Herbert Alexandre João, coordenador do curso. Ao longo da manhã desse dia, os professores tiveram a oportunidade de conhecer os espaços de ensino e também de extensão do “Programa Vem Saber”, bem como alguns dos laboratórios de pesquisa da USP, localizados na Área-2 do Campus da Universidade.

O destaque do período da manhã foi a visita que os professores fizeram aos laboratórios do Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA),  acompanhados pelo coordenador do “Programa Vem Saber”, Prof. Antonio Carlos Hernandes, bem como ao laboratório de biologia estrutural do Grupo de Biofísica e Biologia Estrutural, onde se realizam pesquisas de cristalografia de proteínas, com o acompanhamento do Prof. Otavio Thiemann. Nesses laboratórios, os professores tiveram a oportunidade de compreender como se faz pesquisa, como ela sai da universidade e vira um produto, gerando impacto social. Observaram como se faz, por exemplo, um vidro ou uma cerâmica, como se define a estrutura de uma proteína, enfim, todo o processo de pesquisa dessas áreas.

Prof. Herbert Alexandre João – Trabalhar com os docentes a parte metodológica do ensino de ciências da natureza, especialmente de física, e a abordagem de elementos e de aspectos teóricos experimentais

Sessão sobre aspectos teóricos experimentais

Profª Telma Ravagnani

No período da tarde, os professores participaram no curso apresentado pelo Prof. Herbert Alexandre João, onde o intuito foi trabalhar com os docentes a parte metodológica do ensino de ciências da natureza, especialmente de física, e a abordagem de elementos e de aspectos teóricos experimentais. “Trazer ideias de experimentos, preferencialmente de baixo custo, mas que se alinhem com o currículo do ensino médio e do ensino fundamental, é algo bastante importante, principalmente porque geram um impacto na aprendizagem dos alunos, de tal maneira que possibilitem o uso de metodologias ativas associadas ao uso desses experimentos ou ao tratamento desses conceitos, fazendo com que os alunos possam se engajar mais na aprendizagem e também superar concepções alternativas conhecidas do ponto de vista da pesquisa e ensino de ciências”, pontua o docente.

Para o coordenador do “Programa Vem Saber”, Prof. Antonio Carlos Hernandes “Esta formação de professores, que estão com a disciplina de física atribuída, seja para o ensino médio, e/ou para o ensino de ciências, do fundamental II, é muito importante porque colabora no sentido de sanar concepções equivocadas sobre temas de física. Além disso, acredito que um dos pontos principais foi fazer os professores entenderem o caráter experimental da física. Assim, apresentamos vários experimentos de baixo custo, mas com alto potencial de transmitir conceitos e ressignificar o entendimento e o engajamento dos estudantes durante as aulas de física”, sublinha o docente.

Uma oportunidade extremamente importante

A Profª Telma Ravagnani é Professora Especialista de Currículo no Núcleo Pedagógico de Ciências e Biologia da Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio e foi ela a responsável por trazer os professores para esta sessão do “Programa Vem Saber”. Esta visita insere-se numa parceria que estava estabelecida desde há algum tempo com o IFSC/USP, no âmbito da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO). Dessa forma, além de se aproximar os alunos da Universidade, como é o intuito do “Vem Saber”, os coordenadores do programa e a Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio entenderam que trazer os professores pela primeira vez na USP seria uma forma excelente de eles poderem ter essa vivência, essa experiência.

Materiais simples para serem utilizados em sala de aula

“Esta é uma oportunidade muito importante, porque esta formação enriquece. Porém, estar na universidade tem um enriquecimento ainda maior porque se amplia o repertório didático-metodológico do professor. Ele vai ter uma vivência. E a oportunidade que os professores tiveram de visitar os laboratórios aproxima-os da pesquisa, da ciência, para que eles levem isso para os alunos também. É uma forma de instigar os nossos estudantes a quererem percorrer o caminho acadêmico. Que não seja estanque, que ele termina ali no ensino médio. É um trabalho constante de convencimento, de orientação, de informação”, salienta Telma Ravagnani. “O professor volta revigorado. Porque estar na universidade ele relembra o tempo passado no ensino superior. Então, ele volta com mais ânimo para engajar os seus alunos…E, com outra bagagem, outro repertório. Inclusive, o que eu acho que é muito importante, que é sempre frisado para os professores, mas nada como vivenciar, é que no experimento, para desenvolver a aprendizagem não precisa ser algo muito elaborado, muito complexo. Você tem que partir de algo que é simples, do dia-a-dia, do cotidiano, de baixo custo, e que seja capaz de desenvolver a aprendizagem de verdade. Então, acho que é isso que é o grande “tchan” da coisa”, finaliza a professora.

Profª Paula Roberta

“Entusiasmo… Meu olho brilha!”

Paula Roberta é professora na EE Dr. Anísio José Moreira, em Mirassol (SP), e foi a primeira vez que participou deste programa do “Vem Saber”. “Que sensação maravilhosa! Dá vontade de voltar a ser aluna. Levo imensas informações para passar aos meus alunos. Foi um dia fascinante, porque a gente vê a ciência na prática. Não é só a teoria de livros. A gente a vê sendo utilizada no dia a dia, nos laboratórios de pesquisa… Vou falar do meu caso, que é a minha área. Eu vi a física viva. Não a física em letras, em números…. Você vê a ciência circulando. Onde brilha o olho. Pensei, eu quero voltar a isto tudo… Eu quero isso de novo… Agora, depois de ter assistido a tudo isto, posso fazer um monte de experimentos em minha escola. Simples, de baixo custo. Você leva daqui… Entusiasmo…Entusiasmo… Renovação do amor pela matéria”, conclui a professora, feliz e emocionada.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

IFSC/USP faz chamada de pacientes diabéticos (Tipo-2) para tratamento ILIB

O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP) está iniciando uma chamada de pacientes diabéticos (Tipo-2) para um projeto de tratamento com ILIB (Intravascular Laser Radiation of Blood), ou seja, irradiação de laser de modo intravascular com o objetivo de atingir o sangue – processo não invasivo. A aplicação é feita […]

Com participação do IFSC/USP e FCL/UNESP – Planta da medicina tradicional chinesa mostra potencial para proteger as células contra vírus respiratórios

Já imaginou se uma substância natural pudesse fortalecer nossas células e impedir que vírus respiratórios — como os da gripe ou da COVID-19 — conseguissem nos infectar? Esse foi o foco de uma pesquisa brasileira que mergulhou nas propriedades de uma molécula chamada baicaleína, encontrada em uma planta usada há séculos pela medicina tradicional chinesa […]

Com participação do IFSC/USP – Cientistas brasileiros criam composto que bloqueia e elimina células do câncer de pele mais agressivo

Nova substância à base de metal raro mostra potencial para frear o crescimento do melanoma e provocar a morte das células doentes sem afetar as saudáveis; descoberta pode abrir caminho para tratamentos mais seguros e eficazes Pesquisadores brasileiros estão mais próximos de oferecer uma nova esperança para o tratamento do melanoma, o tipo mais perigoso […]

Estudo revela a “agressividade” em bactéria comum em gestantes – Resistência a antibióticos e risco de infecções graves

Um estudo recente feito por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e publicado no passado mês de março na revista científica Pathogens, deu a conhecer uma descoberta preocupante sobre a bactéria Streptococcus agalactiae, conhecida popularmente como estreptococo do grupo B (GBS). Presente naturalmente no organismo de […]