Doutorando do IFSC/USP conquista Menção Honrosa na etapa internacional do 32º SIICUSP

No âmbito do 32º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica,  organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, foram anunciados os trabalhos premiados no evento, relativos à etapa internacional. Com o trabalho intitulado “Powerful Sources of Cosmic Particles”, o doutorando do IFSC/USP, Gabriel de Freitas de Azeredo, conquistou uma merecida Menção […]

Doutorando do IFSC/USP conquista Menção Honrosa na etapa internacional do 32º SIICUSP

No âmbito do 32º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica,  organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, foram anunciados os trabalhos premiados no evento, relativos à etapa internacional. Com o trabalho intitulado “Powerful Sources of Cosmic Particles”, o doutorando do IFSC/USP, Gabriel de Freitas de Azeredo, conquistou uma merecida Menção […]

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Oportunidade de Pós-Doutorado no CEPOF-IFSC/USP

O Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) está em busca de candidatos(as) altamente treinados(as) e motivados(as), de qualquer nacionalidade, para duas vagas distintas de pós-doutorado com duração de um ano, nas seguintes áreas:

1-Física Experimental com Átomos Frios

Áreas de interesse: turbulência quântica; termodinâmica de átomos frios; relógios atômicos com átomos frios.

O projeto tem como foco a investigação de características inovadoras em sistemas atômicos frios, incluindo Condensados de Bose-Einstein de Na, Rb, e Metrologia de Tempo e Frequência com Cs.

2-Biofotônica

Áreas de interesse: Fundamentos e aplicações da terapia fotodinâmica.

Cada candidato(a) selecionado(a) receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP ( https://fapesp.br/bolsas/pd).

Requisitos: Doutorado em Física, Engenharia ou áreas afins

Prazo para inscrição: 30 de maio de 2025

Para se candidatar, envie por e-mail os seguintes documentos:

– Currículo atualizado, incluindo lista de publicações e áreas de atuação;
– Carta de interesse (máximo uma página) diminuir a área de pesquisa escolhida;
– Duas cartas de recomendação (ou nome e contato de dois profissionais que serão fornecidos).

Envie as candidaturas e dúvidas para: sec_cientifica_go@ifsc.usp.br .

Por favor, inclua no assunto do e-mail: “Candidatura a Pós-Doutorado – [Área]”.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão iniciar uma bolsa de pós-doutorado em junho ou julho de 2025.

A vaga está aberta para brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Confira todas as informações AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Úlceras venosas – IFSC/USP inicia tratamentos após resultados de pesquisa

(Créditos – “Melbourne Varicose Vein”)

Após pesquisas e estudos realizados por seus pesquisadores, o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) iniciou já um novo processo de tratamento de pacientes portadores de úlceras venosas – também conhecidas como úlceras varicosas.

A úlcera venosa é caracterizada por uma ferida na perna, próxima ao tornozelo, que ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue das pernas ao coração. É o estágio mais avançado e grave de uma condição chamada “Insuficiência Venosa Crônica”. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, são múltiplos os fatores que contribuem para seu aparecimento, incluindo varizes, obesidade, trombose venosa profunda e falha da bomba muscular da panturrilha, por exemplo. Aproximadamente 1% da população apresenta úlcera venosa.

Pesquisadora do IFSC/USP Carolaine Bernardo

Habitualmente, a úlcera venosa é precedida por alterações da pele, nessa mesma região, como escurecimento da perna, inflamação da pele e endurecimento/atrofia da pele da perna. Em geral é pouco dolorosa, mas pode demorar para cicatrizar ou aumentar de diâmetro e/ou profundidade se não for adequadamente tratada. Além do impacto social e na qualidade de vida das pessoas, outras complicações podem ocorrer, como uma infecção da úlcera, que se manifesta com dor, mau cheiro, aumento da quantidade de secreção e vermelhidão ao redor da ferida.

O tratamento desenvolvido pela equipe de pesquisadores do IFSC/USP poderá ser uma alternativa aos processos cirúrgicos atualmente existentes, consistindo num procedimento que utiliza luz laser com uma determinada frequência, incidindo diretamente na área da lesão ao longo de várias sessões.

A enfermeira e pesquisadora do IFSC/USP, Carolaine Bernardo, é a profissional que está assumindo os procedimentos do novo protocolo, sob a supervisão dos pesquisadores Dr. Eduardo de Aquino Junior e Fernanda Mansano Carbinatto, também do IFSC/USP, na sequência de uma pesquisa realizada por ela e descrita em um artigo científico onde aparece como primeira autora na revista internacional “Journal of Palliative Care & Medicine”. “O artigo publicado relata o meu trabalho realizado com um paciente que apresentava uma úlcera aberta desde há dez anos e que não cicatrizou ao longo desse tempo.  Com este novo tratamento com laser, aplicado duas vezes por semana, a ferida fechou em nove meses”, informa a pesquisadora. Segundo ela, o paciente possuía muitas comorbidades – diabetes, problemas de retorno venoso e de insuficiência venosa, vítima de infarto por duas vezes, e com amputação de quatro dedos no mesmo pé, algo que contribuiu para o início deste processo do IFSC/USP.

Confira AQUI o artigo científico publicado na  revista internacional “Journal of Palliative Care & Medicine”.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Para alunos do ensino médio e dos cursos pré-vestibulares – IFSC/USP organiza visitas monitoradas

Numa iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, estão se iniciando as “Visitas Monitoradas” nas Unidades de Ensino, Museus e Órgãos de Integração e Apoio da Universidade de São Paulo, direcionadas aos estudantes do Ensino Médio e dos Cursos Pré-vestibulares que estão em processo de escolha de carreira para ingresso no ensino superior.

As inscrições para as Visitas Monitoradas são disponibilizadas em dias úteis a partir das 10h.

Para a inscrição de colégios/escolas/cursinhos serão disponibilizadas até 20 vagas por visita monitorada.

A duração média de uma visita monitorada é de 3 horas, podendo variar de acordo com a Faculdade/Instituto/Órgão/Museu.

O IFSC/USP receberá estudantes Ensino Médio (todos os anos), Curso Pré-vestibular, Educadores e/ou acompanhantes, para visitas aos cursos de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares; Física; Física Computacional; Licenciatura em Ciências Exatas.

A primeira visita ocorrerá no dia 14 de abril, entre as 14h00 e as 17h00, com 100 vagas (inscreva-se AQUI  partir do dia 07 de abril), sendo que a segunda visita acontecerá no dia 29 de maio, igualmente entre as 14h00 e as 17h00 e para 100 vagas .

Consulte AQUI o calendário completo das “Visitas Monitoradas”.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Inovação – Novo gerador de energia feito com niobato de lítio (LiNbO3) promete benefícios para o dia a dia

(ISTOCK)

Futuro mais sustentável

Imagine carregar o celular apenas caminhando ou usar roupas que geram eletricidade sozinhas. Isso pode estar mais perto da realidade do que se imagina. Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de gerador de energia capaz de transformar os movimentos do dia a dia em eletricidade. Esse avanço pode ajudar a reduzir a dependência de baterias e oferecer alternativas mais sustentáveis para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos.

O estudo, publicado na revista “Crystal Growth & Design”, foi conduzido por cientistas brasileiros da Universidade Federal do Ceará e do IFSC/USP, juntamente com colegas do MIT (EUA) e do Instituto Tecnológico de Monterrey (México). A equipe utilizou uma fibra especial feita de niobato de lítio (LiNbO3), um material altamente eficiente na conversão de movimentos humanos em eletricidade. Nos testes, o gerador foi capaz de produzir energia elétrica suficiente para alimentar sensores e pequenos dispositivos sem precisar de fonte externa.

Prof. Antonio Carlos Hernandes

Com essa tecnologia, no futuro, será possível desenvolver roupas que carregam celulares enquanto a pessoa caminha, tênis que alimentam sensores de saúde, e até implantes médicos que funcionam sem necessidade de recarga frequente. Além disso, o novo material não contém substâncias prejudiciais ao meio ambiente, tornando-o uma opção sustentável e ecológica. Outro grande benefício é a sua durabilidade e eficiência, que minimiza o desperdício de energia e permite a produção em larga escala. Essa inovação tem o potencial de transformar a maneira como utilizamos a eletricidade em nosso dia a dia, tornando-a mais acessível e sustentável.

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, um dos autores desse estudo, explica qual foi a sua contribuição para a pesquisa. “A fabricação das fibras de LiNbO3 foi feita aqui em São Carlos em um equipamento especial que utiliza um laser de alta potência, capaz de atingir temperaturas de até 2.500OC. O pós-doutorando Sérgio Marcondes, que atua em nosso Laboratório, definiu a melhor metodologia para obter fibras com a qualidade desejada”, sublinha.

A pesquisa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os próximos passos incluem aprimorar ainda mais o gerador e buscar maneiras de integrá-lo a produtos do cotidiano.

Confira AQUI o artigo científico relativo a esta pesquisa.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

Úlceras venosas – IFSC/USP inicia tratamentos após resultados de pesquisa

Após pesquisas e estudos realizados por seus pesquisadores, o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) iniciou já um novo processo de tratamento de pacientes portadores de úlceras venosas – também conhecidas como úlceras varicosas. A úlcera venosa é caracterizada por uma ferida na perna, próxima ao tornozelo, que ocorre devido […]

IFSC/USP desenvolve sensor flexível para monitoramento da qualidade do ar em tempo real

Um novo avanço tecnológico, promissor, acaba de ser desenvolvido por pesquisadores do IFSC/USP e da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha. Trata-se de um sensor flexível, inovador, capaz de detectar poluentes atmosféricos, especialmente o dióxido de nitrogênio (NO2), um dos principais responsáveis pela poluição urbana. A tecnologia, que combina materiais de ultima geração, permite um […]

SARS-Cov-02 – Aprendizado de máquina e microscopia óptica possibilitam desenvolvimento de imunossensores ultra-sensíveis

IFSC/USP avança na detecção do SARS-CoV-2 Pesquisadores do IFSC/USP, em colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Embrapa Instrumentação, desenvolveram uma plataforma inovadora para diagnóstico, que combina aprendizado de máquina e microscopia óptica para detectar o SARS-CoV-2 em concentrações extremamente baixas. O estudo, publicado na revista científica “ACS Sensors”, apresenta uma nova […]

IFSC/USP auxilia UFES e convida dermatologistas – Redes neurais e imagens de fluorescência no rastreio e diagnóstico do câncer de pele

Espírito Santo (ES) é o Estado brasileiro que apresenta uma incidência considerável de câncer de pele, isso porque uma parte significativa da população é constituída por imigrantes oriundos da Europa, principalmente alemães e pomeranos – povo de origem alemã que migrou para o Brasil no século XIX e descendentes de famílias que viviam na antiga […]