1 de março de 2012

Em última palestra, docentes falam de possibilidades no mercado de trabalho

Encerrando com chave de ouro o ciclo de palestras da Semana de Recepção de Calouros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no dia 1º de março, alguns professores dos cursos de graduação do Instituto proferiram mini palestras para situar melhor os calouros em relação aos cursos de Bacharelado em Física, Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares.

SRDurante duas horas e meia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as principais pesquisas desenvolvidas no Instituto, com seu alcance multi e interdisciplinar, envolvendo áreas desde a biologia até física atômica, e mais do que isso: ter conhecimento de algumas das oportunidades fora da academia para exercer a profissão.

Renomados institutos de pesquisa, oportunidades para trabalho em empresas das mais diversas áreas e parte experimental de pesquisa básica foram alguns dos temas abordados pelos professores.

Embora os docentes tenham apresentado uma gama de possibilidades aos alunos no mercado de trabalho, parece que o forte dos novos ingressantes (pelo menos neste início de curso) continua sendo a área acadêmica.

Tanto a são-carlense, Ana Luíza Schultzer, 20, quanto o soteropolitano (nascido em Salvador-BA), Caio Jorge Silva, 17, afirmaram que, desde o início, tendem a dedicar-se à profissão de pesquisadores.

Ambos egressos em física computacional, não “caíram de paraquedas” no Instituto. Antes mesmo do vestibular, já haviam olhado a grade curricular do curso. “Com as informações postadas na internet, já fica bem clara a ideia do que ele tratará nos quatro anos”, conta Caio, afirmando que, mesmo antes de passar no vestibular, já tinha vontade de trabalhar na área acadêmica.

Ana Luíza é ainda mais familiarizada com o Instituto. Não somente pelo fato de ser são-carlense e ter frequentado o Observatório “Prof. Dietrich Schiel” por muitos anos, mas também pela influência exercida pelo pai, que trabalha na área de exatas. “Eu já tinha bastante noção do que era o Instituto e o que ele tinha para me oferecer, no geral”, compartilha a aluna.

SR-1Ambos afirmaram que, mesmo já com a ideia de partir para área de pesquisa, as palestras de apresentação dos cursos – e de oportunidades no mercado de trabalho – abrem novas possibilidades. “Tínhamos uma noção das oportunidades de trabalho para um físico, mas os professores deixam isso muito mais claro. Sabíamos das possibilidades de trabalhar em indústrias, mas não de que maneira. Isso ficou mais esclarecido para todos”, afirmou Caio.

Sobre o que mais os chamou atenção no mercado de trabalho para os físicos, Caio diz que os trabalhos com lasers nas áreas de saúde foram destaques, enquanto Ana Luíza se entusiasma mais com aquilo que está relacionado à computação.

Na primeira semana de aula, as expectativas são grandes para os dois calouros. O curso no qual ingressaram – relativamente novo – chama atenção pela mescla de física com computação, mas os dois colocam a física em primeiro lugar. “As disciplinas que nos apresentaram durante toda semana parecem muito interessantes e diferentes”, elogia Caio.

Quando questionados sobre a escolha da carreira, Ana Luíza e Caio são uníssonos: desde o começo, a física foi o principal atrativo para escolha da profissão. Mas a computação, que também faz parte das disciplinas, fica como um plus.

Ainda no mesmo dia, todos os alunos dos três cursos de graduação (já citados) tiveram oportunidade de conhecer as novas dependências do Instituto, no campus II (onde as mini palestras foram realizadas, inclusive), finalizando com o gesto simbólico do plantio de uma árvore no novo campus que, além de despertar a consciência ecológica dos calouros, fica como um registro simbólico da passagem de cada um deles pelo IFSC.