18 de maio de 2011

Em sua 34ª edição, evento traz programação rica e diversificada

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química de 2011, que será a 34ª edição do evento, terá atrativos especiais neste ano. Além de acontecer pela primeira vez na região Sul do país, em Florianópolis, este é o ano internacional de Química, aprovado e proclamado na 63ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e o Brasil, unido à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e a outros órgãos e entidades representativos da Química Brasileira, prepara uma programação científica rica e diversificada.

A 34ª RASBQ conta com quatro dias de trabalhos intensos organizados em workshops, minicursos, conferências, simpósios, sessões temáticas, sessões coordenadas, sessões de painéis, além de lançamentos de livros, homenagens e atividades sociais. Todos as sessões compartilharão do tema central do Ano Internacional de Química,“Química para um mundo melhor”, instigando a reflexão sobre o papel do químico no mundo contemporâneo e sua função no desenvolvimento de um mundo mais equilibrado e sustentável.

Programação

Por esse motivo, a programação deste ano foi especialmente de­senvolvida para atrair os participantes. Para a tradicional atividade pré-evento, a realização de 12 workshops promovidos e coordenados pelas Divisões Científicas da Sociedade Brasileira de Química. A conferência de abertura, intitulada “Fascínio e Inspiração do Universo Micromolecular da Biodiversidade”, será proferida pela Profa. Vanderlan da S. Bolzani (UNESP), ex-presidente da SBQ e uma pesquisadora de grande renome.

O evento contará com 14 minicursos, que tratarão dos temas mais variados, além de 15 conferências convidadas e 2 conferências empresa, contando com um time de grandes nomes que apresentarão um panorama de Ciência, Tecnologia e Inovação e atualizarão a visão dos presentes.

Ainda, dois grandes simpósios serão realizados, um deles inclusive de abrangência internacional, contando com a participação de representantes de importantes organizações e sociedades científicas, como a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), a American Chemical Society (ACS), e a Federation of African Societies of Chemistry (FASC). Já no segundo Simpósio, coordenado pelo presidente da SBQ, César Zucco (UFSC), serão discutidos os progressos e desafios da avaliação científica em Química. As sessões temáticas continuarão com papel central na promoção da interdisciplinaridade, através de debates em áreas estratégicas da Química, incluindo, principalmente, fármacos e medicamentos, materiais avançados e novas tendências de métodos de determinação estrutural.

O importante papel dos jovens talentos na ciência será enfatizado na sessão temática “The International Year of Chemistry 2011 (IYC 2011) – Joint Symposium of the Brazilian Chemical Society (SBQ) and American Chemical Society (ACS): Young Talents in Science”, que contará com a participação de 6 cientistas de destaque no cenário internacional, sendo 3 do Brasil e 3 dos Estados Unidos. Além disso, o programa conta com 15sessões coordenadas, onde serão apresentados os trabalhos de pesquisadores seniores, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica, uma ótima oportunidade para os pesquisadores apresentarem seus trabalhos e discutirem seus resultados com uma plateia altamente especializada. Também fazem parte da grade da 34ª RASBQ, as assembleias divisionais regionais, que proporcionarão um importante espaço para debates de assun­tos pertinentes às áreas e regiões. Contaremos, ainda, com três sessões de painéis para apresentação e discussão dos trabalhos e ideias dos alunos, pesquisadores e professores. Assim, a Comissão Organizadora da 34ª RASBQ espera que este evento seja o palco de importantes discussões científicas que definam e orientem os próximos passos da Química no Brasil.

Na oportunidade, o Professor Dr. Adriano Andricopulo, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos, participará da sessão “The International Year of Chemistry 2011 (IYC 2011) – Joint Symposium of the Brazilian Chemical Society (SBQ) and American Chemical Society (ACS): Young Talents in Science”. Nesta sessão, o professor receberá um prêmio da American Chemical Society e da SBQ, de “Special Recognition”, como um jovem talento da Química, cujas contribuições se destacam pela criatividade e dedicação. Andricopulo trabalha na área de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, com especial destaque às pesquisas relacionadas com as designadas doenças tropicais, principalmente a Doença de Chagas, que afeta a população mais pobre da América Latina e para a qual não existe ainda medicamento eficaz disponível, sendo classificada entre as “doenças negligenciadas”.

Fazendo História

A ocasião especial e a comemoração cuidadosamente planejada conseguiu, absolutamente, atingir seu primeiro objetivo, que é o de chamar atenção e atrair público para a reunião. Contando o incrível número de 4.420 inscritos, a 34ª RASBQ será a maior reunião comunidade química brasileira de toda a história.

Para atender as grandes expectativas desse público, o evento promete proporcionar um ambiente de discussões frutíferas, com alta mobilização científica e humana, apresentando pesquisas de excelência de fronteira do conhecimento.

Para ter acesso à programação do evento, na íntegra, clique aqui.

Data: 18 de maio