4 de junho de 2014

Em palestra: Prof. David Pritchard aborda o ensino na graduação

Na tarde do dia 04 de junho, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), decorreu o evento subordinado ao tema Modernização do Ensino na Graduação: o exemplo do MIT, apresentado pelo Prof. Dr. David Pritchard, do Department of Physics, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Como ensinar a Ciência Básica num contexto com tantas informações globais? Como pitchard275sair do modelo tradicional de ensino? Foi pensando nestas questões que a agência norte-americana, National Science Foundation, examinou o estado recente da educação na graduação e mostrou sugestões importantes para que se possa implementar um ensino de qualidade que esteja em conformidade com os desafios mundiais.

Após uma rápida introdução feita pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, que aproveitou para ressaltar a satisfação do Instituto em receber o Dr. David Pritchard, enfatizando o fato do palestrante trazer discussões nas modificações da forma de ensinar disciplinas de graduação dentro do novo contexto mundial, incluindo MOOC’s e outras modalidades de ensino.

pitchard3Seguidamente, Pritchard e alguns professores da USP, UFSCar e UNICEP, reuniram-se numa mesa redonda onde debateram o atual modelo de ensino dos cursos de graduação.

O Dr. Pritchard fez sua graduação na California of Technology e seu doutorado em Harvard. Seguidamente, o professor ingressou no Departamento de Física do MIT, onde atua até hoje dentro do Grupo de Física Atômica, Molecular e Óptica e do Laboratório de Pesquisa Eletrônica. Além disso, também é membro da National Academy of Sciences e da American Academy of Arts and Sciences.

O Departamento de Física do MIT é um dos mais conceituados institutos de pesquisa e educação na área da Física. Com setenta e cinco professores, duzentos e oitenta cursos e duzentos e quarenta e cinco alunos de graduação, o Massachusetts Institute of Technology já formou, desde 1990, quatro vencedores do Prêmio Nobel, o que reflete a excelente qualidade do ensino ministrado.