15 de outubro de 2013

Panorama da Óptica

A designação é Panorama da Óptica, irá acontecer nos dias 6 e 7 de FOTONICAnovembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC) e trata-se de mais uma iniciativa do IFSC – OSA Student Chapter, que coloca em evidência a área da óptica: um evento que terá a participação de importantes cientistas da área.

Nomes como os dos Professores David J. Hagan, do CREOL, The College of Optics and Photonics – University of Central Florida (USA), Roberto Morandotti , do INRS – EMT Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) – Centre Énergie Matériaux et Télécommunications (CAN), Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física – Departamento de Física Experimental – USP, Wagner José Corradi Barbosa, do Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Física da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e Newton Cesario Frateschi, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” – Laboratório de Pesquisa em Dispositivos da UNICAMP, são os principais destaques, entre outras renomadas participações neste evento, incluindo pesquisadores do próprio Instituto de Física de São Carlos, cujo seu Grupo de Óptica é considerado referência nacional na inovação e invenção de novos métodos e instrumentos, principalmente os dedicados à saúde.

Coordenado pelo Prof. Dr. Lino Misoguti, o comitê organizador do Panorama da Óptica é constituído, ainda, pelos alunos Renato Juliano Martins, Adriano J. G. Otuka, Otávio de Brito Silva e Tarcísio Rocha Figueiredo, todos eles membros do IFSC – OSA Student Chapter.

Recordando a criação do IFSC – OSA:

Os designados OSA Student Chapters são grupos constituídos por estudantes que têm em comum o interesse pela óptica e fotônica e que são incentivados pela OSA – Optical Society of America a promoverem, nas suas universidades, um vasto leque de iniciativas, como, por exemplo, palestras, encontros, escolas e publicação de revistas dedicadas à ciência e tecnologia, dentro da área específica. No mundo existem atualmente 187 OSA Students logo_Chapter200Chapters sediados em mais de trinta países, constituindo, dessa forma, uma espécie de rede internacional de estudantes das áreas de óptica e fotônica. O IFSC – OSA Student Chapter foi criado em 2005 por um grupo de estudantes do nosso Instituto, tendo-se tornado o terceiro OSA Student Chapter brasileiro, sob a coordenação do Prof. Dr. Cléber Mendonça.

Dedicado a alunos de graduação e pós-graduação e com inscrições abertas até ao dia 23 de outubro, Panorama da Óptica é mais uma atividade desenvolvida pelo IFSC – OSA Student Chaper, de entre muitas outras que o grupo já realizou até agora.

Para se inscrever ou consultar outras informações, incluindo a programação do evento, clique AQUI.