17 de julho de 2013

Escola de Física Contemporânea (EFC) no IFSC

A Escola de Física Contemporânea (EFC), edição de 2013, organizada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), irá decorrer entre os dias 21 e 27 deste mês de julho e como de costume reunirá mentes talentosas oriundas do ensino médio, numa maratona de Física.escola

A EFC, que já vai para o seu quarto ano de realização, é voltada para estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares do país, e entre os objetivos estão diversos conceitos, como, por exemplo, mostrar a importância da ciência na geração de conhecimento e tecnologia, apresentar aos participantes grupos de pesquisa de ponta no país e, sobretudo, dar uma formação complementar de Física Moderna, trazendo a oportunidade para os alunos praticarem Física nos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC.

O formato das edições anteriores será praticamente mantido pelos organizadores da edição 2013, com palestras sobre temas atuais da área da Física, aulas teóricas e experimentais, visitas aos laboratórios de pesquisa e apresentação de seminários, entre outras atividades.

Contudo, este ano estão incluídas algumas novidades neste evento e o primeira deles é a premiação de todos os participantes com o livro intitulado “A Física em São Carlos”, lançado no final do ano passado e de autoria do docente do IFSC/USP, Roberto Mendonça Faria, e do docente da Unesp, Francisco Belda. A distribuição do livro será acompanhada por uma tarde de autógrafos, da qual participarão Faria e a docente e pioneira do IFSC/USP, Yvonne Mascarenhas. Aproveitando essa ocasião, ambos falarão, brevemente, sobre a história do Instituto, através de um bate-papo com os participantes, que poderão, por sua vez, fazer perguntas e interagir com os convidados.

Os participantes da EFC serão contemplados, também, com o livro “Física para o Brasil – Pensando o Futuro: O desenvolvimento da Física e sua inserção na vida social e econômica do país”, lançado em 2005 pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), coordenado pelo professor e pesquisador, Alaor Chaves, que tem como mote o impacto das ciências físicas na economia e na sociedade brasileira.

Com a distribuição dos dois exemplares, o principal intuito é, não somente disponibilizar aos participantes um pouco sobre a história da Física e sua importância social, mas também conscientizá-los sobre o fato de que a Física é uma ciência em construção, imagem que, nem sempre, é possível formar-se durante o ensino médio. Além disso, os coordenadores da EFC pretendem discutir com os participantes a importância que cada um deles tem para o desenvolvimento futuro do país.

A segunda novidade da EFC-2013 foi trazer ainda mais conceitos e conteúdos de Física contemporânea. Mesmo que na programação das edições anteriores tais temas tenham sido incluídos, a ideia é dar mais força e, sobretudo, espaço para os temais atuais da Física que, de acordo com os coordenadores deste ano, ocupa pelo menos 50% do cronograma, inclusive no que se refere à parte prática.

O grande objetivo da EFC, além de entusiasmar os alunos para a Física, é transmitir sua importância de modo geral na sociedade e atrair talentos para as áreas relacionadas a ela, mostrando aos participantes a importância que a Física e o IFSC tiveram – e ainda têm – no contexto econômico e cultural do país. Independentemente da carreira profissional que os alunos irão escolher, a intenção é que os participantes tenham uma visão positiva da Física e da Ciência, de um modo geral.

Confira o evento clicando AQUI