Notícias

2 de janeiro de 2012

EM 2011: COMO A MÍDIA VIU O IFSC

Agora, que o ano de 2012 entrou, cabe também à Assessoria de Comunicação do IFSC parar um pouco e fazer o seu próprio balanço, após dois anos de trabalho ininterrupto em prol da educação e da difusão da ciência que se faz no Instituto, tendo como públicos-alvo a própria comunidade da USP e a população da cidade de São Carlos. 

JornalismoMesmo olhando para trás e observando que as metas estabelecidas foram cumpridas, ficamos sempre com aquela impressão que poderíamos ter feito mais e melhor, sempre na perspectiva de um trabalho de qualidade, colocando de lado a quantidade.

Foram cerca de 450 matérias escritas e disseminadas durante o ano 2011 (entrevistas, crônicas, reportagens e textos diversos), tendo resultado em centenas de noticias publicadas na mídia impressa e eletrônica, rádios e canais de TV, sempre com o foco de transmitir o que o IFSC faz, de popularizar a ciência e tecnologia, apostar cada vez mais na qualidade do ensino superior que se ministra no Instituto, difundir e enaltecer o trabalho desenvolvido por seus pesquisadores e alunos: tudo isso faz parte de uma missão que tentamos cumprir. Contudo, não podemos nem devemos analisar, de forma isolada, nosso próprio trabalho, com risco de defendermos causa própria; daí, a necessidade de auscultarmos aqueles que, ao longo deste período, foram os nossos parceiros na divulgação do trabalho do IFSC junto da sociedade são-carlense, ou seja, a mídia, através de nossos colegas jornalistas.

A avaliação do jornalista Décio Jr., Dcio_JrDiretor de Programação da TV Educativa de São Carlos, refere o seguinte: “Nos últimos dois anos, que coincide justamente com o período que assumi a direção de programação da TV Educativa de São Carlos, percebi um avanço muito grande no relacionamento com o IFSC. Essa integração contribuiu para que as pautas sobre ciência e tecnologia produzidas pelo departamento de comunicação do Instituto se transformassem em importantes reportagens produzidas pela TVE. Algumas delas, como a que fizemos sobre a “arma eletrônica” em parceria com a Rede Minas, foi exibida pelo Repórter Brasil, principal telejornal da TV Brasil, emissora pública gerida pela EBC.” Sobre essa reportagem, Décio Júnior recorda as declarações do Deputado Federal Newton Lima: “Nós vamos dar um salto grande na integração da nossa ciência com as melhores universidades do mundo abrindo uma grande janela de oportunidade aos nossos estudantes”.

 

Por seu turno, o balanço feito pelo Jornal Primeira Página, de São Carlos, DANIEL_-_PPrepresentado pelo jornalista Daniel Monteiro, refere o seguinte: “Toda mudança é salutar, principalmente a que visa agregar, melhorar, promover o crescimento. Desde que o projeto de assessoria de comunicação do IFSC foi implementado, foi possível observar uma “descoberta”: a descoberta da ciência do cotidiano, próxima das casas e das famílias são-carlenses. Isso porque os estudos desenvolvidos no instituto, antes restritos ao meio acadêmico apenas, agora estão ao alcance de todos, de forma clara, objetiva, direta e de fácil compreensão. Essa expansão na exposição do IFSC foi fundamental para o crescimento de outro movimento, de atenção à difusão científica, ou seja, uma mudança postural e cultural. A mudança nunca acontece do dia para a noite, mas aos poucos, com erros e acertos. O mérito do IFSC tem sido buscar no profissionalismo a chave para os acertos, que têm sido muitos. Espero que a parceria com jornal, assim como o trabalho realizado até o momento pela assessoria, continue brindando os leitores com pérolas como a da arma com microchip, e aumente, ainda mais, o interesse pela ciência e pela universidade”.

 

A DBC-FM tem sido ao longo do tempo, a rádio que mais tem divulgado as iniciativas do Instituto de Física de São Carlos, principalmente através de reportagens e entrevistas sobre os mais variados temas dedicados à ciência e tecnologia, sendo ela também uma das grandes responsáveis pela popularização da ciência na população. ADO_GERALDO_-_DBCNa opinião de Adão Geraldo de Mello, um dos mais credenciados jornalistas daquela emissora “O Instituto de Física de São Carlos é, com toda a certeza, um dos mais importantes núcleos de pesquisa e desenvolvimento existente na América Latina. Sob a direção do Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, todas essas pesquisas e seus relevantes resultados deixaram de ser exclusivamente conhecidos apenas pela comunidade acadêmica e científica. Graças á abertura e ótimo relacionamento desenvolvido pelo IFSC com a imprensa, e neste caso com a Rádio DBC FM, através de sua capacitada Assessoria de Comunicação, a população de São Carlos e região tem a  oportunidade  de conhecer  tudo o que é pesquisado e desenvolvido no IFSC, além de obter informações sobre  como a Física está inserida no seu dia a dia, despertando assim o interesse de dos “leigos” e capitaneando, junto aos estudantes, novos pesquisadores nos mais diversos segmentos, na área da física. O programa ”Ciência ás 19 horas” é o maior exemplo de divulgação e aproximação da comunidade acadêmica e suas pesquisas junto á população; temas de relevante importância são apresentados em linguagem de fácil assimilação e compreensão, para os membros da comunidade são-carlense, ao qual é destinado”.

 

É sabido que a Agência USP de Notícias é uma referência nacional, não só na divulgação das pesquisas que se produzem em todos os campi da Universidade de São Paulo, como também em termos de difusão social e cultural, tendo-se tornado uma das principais fontes de noticias científicas para a mídia nacional e mesmo internacional. O jornalista Antonio Carlos Quinto, profissional experiente na relação profícua entre a USP e a mídia e que está na Agência USP de Noticias desde sua criação – 1995 –, desempenhando atualmente o cargo de Diretor, classificou, em uma frase (ao bom velho estilo de um título) a atuação do IFSC na mídia: “A comunicação tratada de forma simples, objetiva, e com eficiência!” Com a objetividade e simplicidade que lhe são características, Antonio Carlos Quinto resumiu o trabalho que o IFSC tem feito junto dos órgãos de comunicação social: “Foi numa visita ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP que pude presenciar uma mudança de atitude em relação à política de comunicação. A visita fez parte de um roteiro em que percorri todos os campi da USP divulgando o trabalho da Agência USP de Notícias nos seus 15 anos de existência. Num bate-papo inicial com o diretor da unidade, professor Antonio Carlos Hernandes, pude perceber rapidamente seus objetivos. Ele deixou claro, em simples palavras, que iria incentivar uma política de comunicação para externar todas as atividades do IFSC, principalmente as pesquisas. Depois, me levou a conhecer a equipe, recém formada, que seria responsável pela empreitada. quintoFoi fascinante ver naquelas pessoas o brilho nos olhos que refletia a paixão pelo jornalismo e a disposição com que me contavam de seus projetos e ambições. Ali estava uma parceria e tanto! É quando a gente percebe que a boa e eficiente comunicação é perfeitamente possível, mesmo com as amarras naturais que alguns sistemas burocráticos nos impõem. A soma de quem pensa adiante e sabe que a comunicação é o caminho, como é o caso da atual direção do IFSC, com a disposição de uma equipe jovem e apaixonada pelo que faz, só podia resultar num projeto de sucesso. E isso resultou também numa parceria. Desde então, a Assessoria de Imprensa do IFSC tem mantido um relacionamento estreito e produtivo com a Agência USP de Notícias. Aqui na Agência, privilegiamos a veiculação de resultados de pesquisas e projetos científicos. A Assessoria tem nos municiado com farto material de pesquisa, nos indicando fontes e facilitando o acesso aos cientistas da unidade. E isso tudo acontece sem qualquer tipo de vaidade. Tudo flui naturalmente e de forma simples, rápida e eficiente. A iniciativa do IFSC e de sua Assessoria de Comunicação é a prova clara que é possível e necessário o investimento numa política simples e objetiva em relação à comunicação. Sem glamoures, sem holofotes, mas com muito trabalho, dedicação e, principalmente, o brilho nos olhos que reflete a paixão pelo que se faz!”

 

Para o Diretor do Instituto, Prof. Antonio Carlos Hernandes, é sempre importante auscultar o que a mídia pensa do IFSC, até para que a instituição possa corrigir e solidificar sua posição: HERNANDES_3_-_DEZ_2011A crítica construtiva, sem apegos, é sempre muito importante, pois ela vem com sugestões e ideias, o que auxilia o gestor de plantão – comenta Hernandes. Já no item relacionado à Assessoria de Comunicação do IFSC, o diretor do instituto mostra-se esperançado em mais e melhores resultados: Podemos dizer que o projeto IFSC de Comunicação começou bem, mas ainda precisa ser consolidado e, a passos firmes, ousar mais. Não basta atender a mídia local, a da USP, é preciso pensar também em conseguir espaços em outras mídias, ter parcerias com os grandes veículos de comunicação, atingir o nosso público-alvo de modo a atender a missão da Instituição. Em uma sentença: Trabalhamos bem, mas podemos e devemos fazer muito mais. É o que espero para 2012 – conclui Antonio Carlos Hernandes.

 

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..