6 de novembro de 2012

Elipsometria de emissão para alguns materiais

Decorreu no dia 06 de novembro, no período da tarde, um seminário especial subordinado ao tema “Aplicação da técnica de elipsometria de emissão para caracterização de materiais luminescentes’, apresentado pelo Dr. Paulo Alliprandini Filho, Pós-Doc no Grupo de Polímeros do IFSC.IMG_7830

Neste evento, Alliprandinni Filho mostrou alguns resultados relativos à técnica da elipsometria de emissão para alguns materiais, como, por exemplo, MEH-PPV em solução e sistemas líquido-cristalinos.

A elipsometria de emissão é uma técnica que permite, de maneira simples e precisa, obter os parâmetros de Stokes da luz emitida por uma amostra, a partir dos quais é possível descrever completamente o estado de polarização da luz emitida por uma amostra.

Através deste estado de polarização e dos parâmetros de Stokes, utilizando excitação seletiva, consegue-se inferir a respeito de processos de transferência e/ou difusão dos portadores de carga, da anisotropia dos filmes, bem como calcular o fator de anisotropia e de assimetria da emissão; ou seja, consegue-se uma completa caracterização de materiais luminescentes.