5 de fevereiro de 2014

Candidatos apresentam propostas

Está marcada para a próxima quinta-feira, dia 06 de janeiro, a eleição para o novo diretor do IFSC-USP, cuja votação se realizará na Sala Celeste do Instituto, através de votação eletrônica. Por determinação do novo reitor da Universidade de São Paulo, as eleições dos dirigentes de todas as unidades da USP decorrerão exatamente da mesma forma do que anteriormente, com a diferença de que o nome mais votado na lista tríplice de cada unidade será automaticamente indicado.

No nosso Instituto, apresentaram-se como candidatos ao cargo os Prof. Drs. Tito José Bonagamba, docente e pesquisador pertencente ao FFI – Departamento de Física e Informática, e Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, atual Vice-Diretor do IFSC, que apresentaram suas propostas em evento realizado ACH1000no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, na manhã do dia 03 de fevereiro.

Quase que em tom de despedida, o atual Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, manifestou sua satisfação pelo trabalho conjunto realizado ao longo dos últimos quatro anos, tendo agradecido aos docentes e a todos os servidores a forma como colaboraram para que o IFSC se desenvolvesse e modernizasse ainda mais, tendo estendido os agradecimentos a ambos os candidatos que, como colaboradores ativos da diretoria, se engajaram em áreas sensíveis do Instituto, nomeadamente na diretoria, através de Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, e na pós-graduação, na pessoa de Tito Bonagamba.

Na explanação de sua proposta de linha de atuação para o futuro, Osvaldo Novais de Oliveira Júnior elegeu como linhas prioritárias absolutas a continuação do trabalho que foi feito nos últimos anos, considerado excelente, principalmente no que diz respeito á continuidade da expansão da Área-2 do Campus, respeitando o cronograma que está previsto em termos infraestruturais, adequando e consolidando, simultaneamente, todos os espaços disponíveis na Área-1. Por outro lado, o candidato sublinhou a necessidade de haver um trabalho conjunto para que se resolvam urgentemente diversos problemas, como a baixa procura de cursos de graduação CHU2000no Instituto, um reflexo de aumento de número de vagas em todas as universidades, e a baixa internacionalização nas áreas de pós-graduação e pesquisa, embora no IFSC esse índice positivo seja mais elevado, comparativamente às outras unidades da USP. A dificuldade em atrair novos candidatos para o Instituto foi outro dos problemas apontados por Oliveira Júnior, que salientou ser esse um problema agravado pelo déficit de qualidade na educação básica nacional. Para este candidato, esse é um dos vários problemas do país, sendo que a USP não se pode omitir dos problemas nacionais e tem que avançar e trabalhar no sentido de pressionar todos os setores de decisão para a resolução não só desse, como dos vários problemas graves que acontecem no país. Ainda no sentido de atrair mais e melhores alunos do Ensino Médio, Oliveira Júnior defendeu a manutenção e intensificação das escolas avançadas de física no IFSC, bem como na área de extensão, com a possibilidade de existirem apoios externos para a concretização destes objetivos.

Na sua apresentação de propostas, o Prof. Tito Bonagamba apresentou um currículo abreviado de suas atividades e funções administrativas desempenhadas ao longo dos últimos vinte e dois anos, tendo vertido sua linha programática em inúmeros pontos, tais como, a necessidade de descentralização e democratização de serviços, a introdução de workshops científicos no Instituto, a estimulação dos novos docentes para trabalhos conjuntos e o treinamento das lideranças rumo a projetos futuros. O candidato sublinhou ainda que é sua intenção criar grupos de trabalho no sentido de apoiarem a gestão, reforçando a descentralização e desburocratização das decisões, bem como intensificar, com real vigor, o apoio à pesquisa básica no IFSC e a interação com as TITO3000empresas, algo que para Tito é de fundamental importância. Com a introdução de diversas ações na graduação e pós-graduação, Tito Bonagamba pretende implementar um programa de atração de bons alunos para o Instituto. Por outro lado, a área de cultura e extensão foi outro dos destaques na apresentação de propostas deste candidato: a preservação do programa “Ciência às 19 Horas” é ponto fundamental, com a introdução, intercalada, de um outro programa, denominado “Cultura às 19 Horas”, em que a arte e a cultura marcarão presença no Instituto, nas suas mais variadas formas de expressão. Por último, o candidato reafirmou sua firme intenção de reforçar e intensificar, tanto quanto possível, a aproximação do IFSC-USP à sociedade, através de inúmeras medidas.

Este evento terminou com um período de questões colocadas pelos participantes do encontro, abordando temáticas diversas inerentes à vida do Instituto, quer por parte dos docentes presentes, quer ainda por parte dos inúmeros servidores que participaram neste encontro.