12 de março de 2014

Efeitos potenciais no papel da irisina e fatores anorexígenos e oreoxígenos

Decorreu no dia 12 de março, pelas 13h, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica, a palestra subordinada ao tema Fototerapia e exercício físico aeróbio: efeitos potenciais no papel da irisina e fatores anorexígenos e oreoxígenos, ministrada pela pesquisadora Marcela Sene Fiorese, do Instituto de Física de São Carlos.go122014-300

Diante da etiologia da obesidade, a principal forma de tratamento é a regulação do balanço energético, seja pela diminuição da ingestão calórica e/ou aumento do gasto energético, para que haja a redução do tecido adiposo.

Neste sentido, em sua palestra, Fiorese discutiu a interação entre os tecidos muscular e adiposo que, assim como a regulação neuroendócrina, tem sido reconhecida como fator importante na manutenção da massa corporal, com destaque à Irisinia.

Outro destaque da apresentação foram as evidências experimentais do uso do laser terapêutico que, quando combinado com o exercício aeróbico, controla o perfil lipídico, bem como a redução da massa do tecido adiposo, sugerindo assim, um aumento da atividade metabólica e alterações no metabolismo lipídico.