Notícias

12 de novembro de 2014

Docente discursa sobre efeitos de localização de Anderson

Decorreu no dia 12 de novembro, pelas 16h30, na Sala F210 (IFSC-USP), uma nova edição do programa Café com Física, desta vez, com a Profa. Dra. Maria Carolina Aguiar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ministrou a palestra Efeitos de localização de Anderson próximo à transição metal-isolante de Mott.

Sistemas fortemente interagentes passam por uma transição Maria250metal-isolante de Mott à medida que o potencial de interação elétron-elétron aumenta. A presença de desordem também pode levar um sistema a passar por uma transição de localização – a chamada localização de Anderson. Em sistemas interagentes e desordenados, há uma conjunção entre esses dois mecanismos, que é o principal objeto de estudo da docente. Neste seminário, em particular, Maria discutiu os efeitos de localização de Anderson sobre a região de coexistência metal-isolante, que é observada próximo à transição de Mott para temperaturas abaixo da crítica Tc.

A Profa. Dra. Maria Carolina Aguiar obteve seu bacharelado, mestrado e doutorado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado seu pós-doutorado no Department of Physics and Astronomy, na Rutgers University, Estados Unidos. Atualmente, Maria Carolina, que revisa artigos para diversos periódicos, tais como Physical Review B e Physical Review Letters, é professora da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua com ênfase em Física da Matéria Condensada.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..