Notícias

21 de julho de 2015

Dedicação de alunos é destaque no dia de encerramento

Após uma semana recheada com aulas teóricas e DESTPUBLICO300práticas, palestras e estudos, os trinta alunos da Escola de Física Contemporânea – EFC-2015 apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, baseados nos moldes dos seminários ministrados em congressos internacionais. Através das apresentações, que aconteceram na manhã do dia 18 de julho, no Anfiteatro Prof. Horacio C. Panepucci (Anfi-Azul), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), foi notável a dedicação e o esforço, bem como a qualidade dos trabalhos apresentados pelos jovens estudantes do ensino médio. Além da banca avaliadora, formada pelos Profs. Drs. Fernando Paiva, Frederico Brito, Rodrigo Pereira e Sérgio Muniz – todos do IFSC/USP e da comissão organizadora da Escola -, a cerimônia de encerramento contou com a presença dos Profs. Drs. Tito Bonagamba, Diretor da Unidade, igualmente um dos responsáveis pela EFC, e Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação da USP, além de muitos amigos e familiares dos estudantes, que vieram observar de perto o notável desempenho dos alunos.

Na ocasião, os dez grupos – cada grupo foi constituído por três alunos – apresentaram seminários que abordaram os temas Velocidade da Luz, Experimento de Millikan, Difração de Elétron, Espectroscopia com Rede de Difração, Determinação Relação E/M do Elétron, Interferômetro de Michelson-Mortey, Determinação da Constante de Planck, Radiação de Corpo Negro, Efeito Termiônico e Efeito Hall.

Antes da premiação, o Diretor do IFSC/USP, Tito José Bonagamba, destacou a grande preocupação que o Instituto tem com o público pré-universitário, tendo enaltecido o perfil profissional dos Profs. Fernando Paiva, Frederico Brito, Rodrigo Pereira e Sérgio Muniz. Ser selecionado para participar da EFC, por esses professores, é realmente um júbilo, constituindo, desde esse momento, uma extraordinária vitória, disse ele. Além disso, Bonagamba lembrou algumas importantes iniciativas do IFSC, que visam à aproximação entre a Universidade e a sociedade, como é o caso da série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, uma iniciativa da Unidade que é realizada em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura, da Prefeitura Municipal de São Carlos e com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP/USP). Em seu discurso, o Diretor também falou sobre um conjunto de bolsas USP/Santander, no valor de R$ 400,00, anunciado pelo Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Dr. José Eduardo Krieger, durante a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2014), que foi realizada recentemente no IFSC/USP.

TITO350À Assessoria de Comunicação do Instituto, o Prof. Tito Bonagamba afirmou que uma das maiores ferramentas fundamentais de uma instituição de ensino ou pesquisa é o patrimônio que se chama estudante. Sem esse patrimônio, não existe uma unidade forte. Para ele, a Escola de Física Contemporânea tem a função de atrair alunos com capacitação necessária para cursarem as disciplinas que o IFSC oferece, para a obtenção do nível de graduação. A EFC também é mais uma de nossas atividades com foco na comunidade pré-universitária, assim como o programa Universitário por um Dia, explicou ele, salientando a importância da Escola de Física Contemporânea, cujo seu foco é trazer ao IFSC alunos medalhistas e estudantes que se destacam em escolas públicas, ou privadas, de todo o país. Quem sabe, talvez a Escola, em um futuro, possa ser oferecida a alunos de toda a América Latina?, indagou. Contudo, a atenção do Diretor do IFSC esteve totalmente concentrada nestes trinta jovens: O importante é que estes alunos possam alcançar uma formação profissional de altíssima qualidade. Eles têm que ser bons profissionais, mas também têm que ser grandes cidadãos, para que possam construir o Brasil e melhorar a condição sócio-econômica do país, disse. Quanto ao desempenho dos alunos da EFC-2015, Tito José Bonagamba elogiou a qualidade dos participantes, que apresentaram seminários sobre conteúdos da física, como se fossem alunos de graduação. A homogeneidade na qualidade e eloquência e na facilidade de apresentação desses alunos foram fantásticas, concluiu ele.

Segundo o Pró-Reitor de HERNANDES350Graduação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, a Escola de Física Contemporânea, assim como as outras escolas realizadas na USP, é extremamente importante, principalmente, pelo fato de envolver alunos do ensino médio. A EFC, pela tradição que tem, é fundamental para trazer esses jovens talentos ao Instituto de Física de São Carlos. Do ponto de vista da USP, a Escola é muito importante porque dá aos jovens a oportunidade de conhecer o que a Universidade oferece, explicou. Para ele, a grande vantagem desse modelo de retiro científico é poder mostrar aos alunos como é a ciência, já que há uma grande discrepância entre os conteúdos apresentados no ensino médio e no superior. Participar de uma atividade como esta, em que esses jovens se envolvem com experimentos associados à física contemporânea, é ganhar uma nova vida. Esse tipo de escola dá novas perspectivas aos jovens, disse Hernandes.

PAIVAEFC2015350Na encerramento da Escola de Física Contemporânea, o Prof. Fernando Paiva agradeceu a participação dos alunos. Foi um prazer tê-los aqui no IFSC. Foi uma ótima semana. Obviamente, todos nós esperamos sempre que, aqueles que ainda não vão ingressar em uma universidade, voltem para uma próxima edição. Em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, Paiva disse que a EFC-2015 superou todas as suas expectativas, em razão da qualidade dos alunos. Esses jovens são estudantes de muito destaque. Essa edição foi mais uma EFC de grande sucesso. As apresentações foram ótimas e conseguimos ver o quanto eles aprenderam e evoluíram ao longo dessa semana, comentou Paiva, que sublinhou a dificuldade da banca em escolher os vencedores, devido ao alto nível dos alunos e das apresentações.

A escolha dos vencedores foi tão difícil, que os organizadores acrescentaram mais duas categorias na premiação. Assim, além de ter premiado os três melhores grupos, três alunos de destaque e sorteado dois livros, a banca enalteceu dois grupos na nova categoria intitulada Menção Honrosa, bem como um quarto aluno de destaque, que também recebeu Menção Honrosa.

PROFESSORESVOTACAOEFC2015500

Perspectivas de pais e alunos

José Ferraz, pai de um dos alunos, disse ter JOSEF200ficado extraordinariamente contente com a participação de seu filho na Escola de Física Contemporânea 2015. Ele gosta da área de exatas e a cidade de São Carlos é referência nesse campo; todos conhecem a cidade. Então, eu e minha esposa ficamos satisfeitos quando ele decidiu participar, porque acredito que a Escola ajuda esses jovens na decisão de qual área seguir, disse ele, que vive em Belo Horizonte.

ANTONIOCARLOS200O são-carlense Antonio Carlos Basso, afirmou que foi emocionalmente difícil ter o filho fora de casa, ao longo de uma semana. Não estamos acostumados a ficar longe dele. Foi difícil, porém, altamente gratificante, sabendo que esteve em um ambiente de muito conhecimento, com outros jovens que vieram de vários estados do país, afirmou ele, tendo dito, também, que a Escola de Física Contemporânea será muito importante para o futuro de seu filho, João Marcos, que inclusive mantém um site com videoaulas sobre física, matemática, química e biologia.

Rafael Martinez, de 15 anos, que também é de RAFAELM200São Carlos, participou da Escola de Física Contemporânea 2015 e disse ter ficado satisfeito, já que pôde aprender bastante e ter conhecido jovens de várias partes do país. Adquiri muito conhecimento sobre vários temas da física que muitas vezes não são abordados no ensino médio. Foi uma experiência muito boa, disse ele, que ficou atraído pelas aulas experimentais, incluindo o desenvolvimento dos experimentos realizados por ele no IFSC/USP.

VITORP200O estudante Vitor Barim Pacela, de 16 anos, também participante da EFC-2015, disse que o mais complicado durante a Escola foi ter estudado alguns tópicos complexos da Física Moderna, mas destacou a oportunidade de ter conhecido bastante pessoas, incluindo nossos docentes. Os monitores também sempre estiveram dispostos a nos ajudar. Essa relação com os alunos e membros da EFC foi o ponto mais alto da Escola, concluiu.

Assim, encerrou-se mais uma bem sucedida edição da Escola de Física Contemporânea, que foi marcada pelo esforço dos membros organizadores, pela dedicação e empenho dos participantes, cuja qualidade foi facilmente notada ao longo dessa semana, e pelo entusiasmo demonstrado pelos dirigentes da Universidade de São Paulo, que marcaram presença no final do evento.

TITO_E_HERNANDES500

Abaixo, veja algumas imagens do último dia da EFC 2015:

Apresentação de seminários:

1-250SEMINARIOSEFC2015 2-250SEMINARIOSEFC2015

3-250SEMINARIOSEFC2015 4-250SEMINARIOSEFC2015

5-250SEMINARIOSEFC2015 6-250SEMINARIOSEFC2015

7-250SEMINARIOSEFC2015 8-250SEMINARIOSEFC2015

9-250SEMINARIOSEFC2015 10-250SEMINARIOSEFC2015

Clique AQUI, para conferi-las em maior resolução.

Banca Avaliadora:

Profs. Drs. Fernando Paiva, Frederico Brito, Rodrigo Pereira e Sérgio Muniz.

1-250bancaavaliadoraefc2015 3-250bancaavaliadoraefc2015

2--250bancaavaliadoraefc2015 4-250bancaavaliadoraefc2015

Clique AQUI, para conferi-las em maior resolução.

Entrega de prêmios:

1º Lugar: Grupo 8 (Ana Beatriz Rabêlo Evangelista, Gabriel Henrique Jorge e Thiago Ross-White Bergamaschi);

2º Lugar: Grupo 2 (Brenno Cisi Ramos, Lorenzo dos Santos Correa e Victor Alves Benevides);

3º Lugar: Grupo 10 (Delcyanne da Silva Oliveira, Isaque Castelo Coutinho e Vitor Barim Pacela);

Menção Honrosa: Grupo 1 (João Pedro Turchetti Ribeiro, José Gustavo Coelho e Miriam Harumi Koga) e Grupo 6 (Arthur Klemenchuk Sueiro, Felipe Mourad Pereira e Joyce Mafra Palotti);

Alunos que foram destaques nessa edição: Ana Beatriz Rabêlo Evangelista, Arthur Klemenchuk Sueiro e Vitor Barim Pacela;

Aluno que foi destaque e recebeu “Menção Honrosa”: Yuri Lopes Pamplona;

Vencedores do sorteio de livros: Alícia Fortes Machado e Beatriz Carla Koch.

1-1_lugar_-_efc2015 2-250_2_lugar_-_efc2015

3-250__-_3_lugar_efc2015 4-250-menohonrosa-efc215

5-_250_alunos_destaques_-_efc_2015 6_-_250_mencao_honrosa_e_destaque

7_-_250_sorteio_1 8_-_250_sorteio_2_efc_2015

Clique AQUI, para conferi-las em maior resolução.

FOTO_OFICIAL_-_EFC_2015500Foto do grupo de professores, monitores e alunos da EFC-2015

FOTO_-_ENCERRAMENTO500

Foto de todo o grupo, incluindo pais e familiares, durante o encerramento da EFC-2015

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..