20 de março de 2019

EE Prof. José Juliano Neto homenageia pesquisador do IFSC/USP

Prof. Tundisi dirigindo-se aos alunos

“Nossa! Joguei bola centenas de vezes neste espaço”. Foram estas as primeiras palavras que o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, proferiu assim que entrou no amplo saguão da Escola Estadual Prof. José Juliano Neto, em São Carlos, inicialmente convidado para um encontro informal com responsáveis pela escola, mas imediatamente recebido de forma calorosa pela diretoria, representantes do corpo docente e pedagógico, e, ainda, pela dirigente da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, Profª. Débora Gonzalez Costa Blanco, acompanhada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, Prof. José Galizia Tundisi.

Uma foto do pesquisador do IFSC/USP, de grandes dimensões, compunha um conjunto de bonitos painéis didáticos no saguão, com a seguinte frase “Espaço Vanderlei Bagnato”. “Caramba! Que é isso? Mas não era apenas uma reunião que estava marcada?”, balbuciou Bagnato olhando para o chão, enquanto caminhava na direção de uma das salas de aula da escola: assim que entrou na sala, alunos e convidados presentes ovacionaram o pesquisador, que ficou sem fala, apenas esboçando um sorriso de surpresa.

“Gostaria que vocês, queridos alunos conhecessem um dos maiores cientistas de nossa cidade, do país, reconhecido internacionalmente. Aqui está ele, na nossa escola, em carne e osso, o Prof. Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos, da USP, que inaugura um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, que consiste em levar às nossas escolas, aos nossos alunos e professores, os cientistas que trabalham na nossa cidade, que aqui desenvolvem suas pesquisas em prol do bem estar da sociedade: e o Prof. Vanderlei Bagnato foi o primeiro desse importante lote de homens que dedicam sua vida à ciência. Bagnato já deu aulas para milhares de alunos e é nossa intenção estimular vocês a entenderem o que é ser um cientista, e, no caso do Prof. Bagnato, mostrar o que é ser um cidadão preocupado com sua cidade e com o mundo que o rodeia. Espero que vocês se entusiasmem com este exemplo e que também sigam os passos rumo ao desenvolvimento da ciência na nossa cidade e no país”, sublinhou o Prof. José Galizia Tundisi, que explicou o significado do evento, inserido no projeto “Ciência nas Escolas”. “O objetivo do projeto é difundir o conhecimento da ciência nas escolas e em espaços educacionais. Por meio de pôsteres são apresentados temas voltados para o meio ambiente, vida saudável, desenvolvimento sustentável, além de homenagear cientistas brasileiros e estrangeiros, mundialmente conhecidos. Por meio desse projeto disponibilizamos para as escolas de ensino fundamental e ensino médio, informações sobre temas fundamentais nas mais variadas áreas da ciência. Hoje foi a vez dos alunos da Escola Estadual Juliano Neto conhecerem o trabalho desenvolvido na área da Física Atômica pelo professor Bagnato, com a abertura do espaço com seu nome destinado ao projeto. A nossa intenção é criar esse ano outros vinte espaços do projeto, sendo dez em escolas estaduais e igual número em escolas municipais. Essa geração precisa conhecer nomes que fazem história na ciência”, sublinhou.

Já no amplo saguão, onde entretanto se concentrou a maior parte dos alunos para homenagear o pesquisador, Vanderlei Bagnato enfatizou que não merecia ter uma foto sua na escola: “Tenho feito muito pouco para aquilo que é necessário fazer. Não mereço ter uma foto aqui na escola. Contudo, vou assumir aqui a responsabilidade perante todos vocês de, periodicamente, vir comer uma merenda e sentar com vocês para conversar. Aqueles que dentre todos vocês se julga pior, pode ir muito além do que qualquer um de nós. Vocês têm que ser determinados. Não me vejam como um grande cientista, mas sim como uma pessoa comum que há cinquenta anos atrás estava com as mesmas dúvidas e os mesmos medos que vocês têm agora. O que é que eu vou ser no mundo? Qual vai ser o meu lugar? E vocês vão encontrar seu caminho, apenas não esperam que outros façam isso por vocês”.

Na despedida, Vanderlei Bagnato sublinhou que a partir daquele momento todos os alunos passariam a ser seus parceiros. “Me procurem no Instituto de Física de São Carlos, na USP. Quando eu jogava bola aqui nesta escola me chamavam de “Vandão”: procurem pelo “Vandão” no Instituto, subam e vamos conversar quando vocês quiserem. Estou muito sensibilizado com esta homenagem. Um cientista vive de seus reconhecimentos e não de seus dividendos”.

Conforme sublinhou a Profª. Débora Gonzalez Costa Blanco, a Escola Estadual Prof. José Juliano Neto foi o estabelecimento de ensino da cidade de São Carlos que teve o maior número de inscrições no programa “Vem pra USP”.

No meio da galera

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP